quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Obasanjo está a chegar (a ver quem a CEDEAO 'escolherá' desta vez...)
A situação de impasse político que se vive na Guiné-Bissau mantém-se com cada uma das partes a reclamar que a razão está do seu lado. É perante este cenário que deve chegar a Bissau amanhã, 5 de Fevereiro, o antigo Presidente da Nigéria, o general Olesegun Obasanjo, para tentar mais uma vez desbloquear o impasse.
Fonte diplomático disse à RFI que Obasanjo, enviado do Presidente nigeriano em nome da CEDEAO, faz questão de estar presente no derradeiro encontro de mediação que o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, promove amanhã juntando as partes desavindas.
O Presidente José Mário Vaz pediu as partes; o Parlamento, direcção do PAIGC e o grupo dos 15 deputados expulsos do hemiciclo para que se apresentem amanhã na reunião no Palácio da República com propostas concretas para a saída da crise que se arrasta desde Dezembro.
Já que as posições se distanciam a cada dia que passa. Os círculos políticos e diplomáticos em Bissau acreditam que a sapiência de Obasanjo poderá ser a chave para o fim do impasse tal como aconteceu em Outubro quando a sua acção foi decisiva para a formação do Governo de Carlos Correia. RFI