segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

OPINIÃO: Portugal é o responsável pelo enfraquecimento do ensino da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau (I)


Em 2001, Portugal, através do Instituto Camões, assinou com a Guiné-Bissau, através do ministério da educação, um protocolo de acordo para apoiar o ensino superior de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau.

Assim, criou-se o Centro de Língua Portuguesa/ Instituto Camões, através de um protocolo que, embora nunca tenha sido tornado publicado, mas presume-se o conteúdo do mesmo a partir da atuação do Instituto Camões em Bissau, comprometeu Portugal a dar apoio pedagógico e financeiro. No primeiro caso, Portugal manda todos os anos um reitor para assessorar o curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas, que foi implementado desde assinatura do protocolo e, no segundo caso, atribuir ainda, mensalmente, um subsídio que varia entre cem mil francos a trezentos e cinquenta mil francos cfa.

Com esse dinheiro, estavam assim criadas condições básicas para que o ensino superior de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau tivesse sucesso. Mas isso não aconteceu. Pergunta-se então o que faltou? Faltou pessoas criativas e ambicionistas para pensar o curso, e não pessoas preguiçosas e sem criatividade como o atual chefe de departamento de Língua Portuguesa que está a matar o curso. Ele não quer ir superar-se, e quer continuar a ganhar subsídio mais de qualquer um. Mas quem é que está a incentivar isso? É o próprio Instituto Camões: paga mais quem tem menos grau académico e menos aquele que tem mais grau académico.

Dizem “quem tem dinheiro tem poder”, isso é verdade. Com o dinheiro que o atual chefe de departamento recebe de Instituto Camões, sente-se até superior ao diretor da unidade “Tchico Té”, e o departamento da Língua Portuguesa passou a funcionar como ilha independente à Escola. Aliás, não é o departamento de Língua Portuguesa, turmas de licenciatura em Língua Portuguesa, uma vez que só os professores dessas turmas é que recebem o subsídio. Esses termos são confusos até que dividiu os professores de Língua Portuguesa: aqueles que recebem o subsídio, intitulados professores do Instituto Camões e aqueles que não o recebem, com certeza apelidados professores de “Tchico Té”. Que benefícios que o Instituto Camões terá com essa divisão dos professores do mesmo coletivo?

No ano letivo findo, 2012/2013, a escola aumentou algumas turmas de licenciatura em Língua Portuguesa e, surpreendentemente, o Instituto Camões, rejeitou de atribuir subsídio aos professores que lecionam nas turmas alargadas. Esses professores reclamaram junto do chefe de departamento, da leitora do Instituto Camões em Bissau e do diretor escola, mas não surgiu efeito. Para não continuar com as reclamações, o atual ministro da educação, que é o segundo bem pago desse subsídio, mandou cancelar as turmas alargadas para licenciatura, alegando falta de condições.

Que condições é que o ministro queria? Ou quer que o subsídio continue só para aquele núcleo de pessoas, e não ao coletivo de Português? Com essa suspensão, muitos estudantes que já tinham feito o bacharelato e que voltaram a escola para obter a licenciatura ficaram desiludidos. Assim é que Portugal quer promover o ensino de Língua Portuguesa, dividindo? Até quando é que Portugal vai continuar a fragilizar o ensino de Língua Portuguesa na Escola Superior de Educação, com atribuição de subsídio a um grupo ínfimo de professores.

Se isso continuar assim, segundo as conversas que tive com alguns professores do coletivo do português, “nós vamos também continuar a fingir ensinar porque não há incentivo, ou há incentivo por um número reduzido de pessoas”. Ainda os mesmos professores chegaram a questionar a razão do curso continuar até hoje a ser coordenados pelos licenciados, enquanto existe alguns mestrados que já podem assumir o departamento para dignificar o curso.

Percebe-se a dificuldade que Portugal está a passar nesse momento. Isso é compreensível. Mas Portugal não pode e nem deve, com a sua dificuldade económica, criar ou enfraquecer o ensino de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau. Portanto, exige-se que Portugal, através do Instituto Camões, dê subsídio para todos os professores do departamento de Língua Portuguesa, ou manda partilhar o que atualmente gasta no Centro de Língua Portuguesa de Bissau para todo o coletivo de português, ou ainda que corte o subsídio, continuando assim apenas a apoiar na área pedagógica, permitindo assim para que todos professores tenham a mesma motivação no ensino da Língua Portuguesa na escola da unidade “Tchico Té”, caso contrário, as consequências futuras do fracasso do ensino da Língua Portuguesa, será da responsabilidade do Instituto Camões.

UM DOS PROFESSORES DESCONTE COM A SITUAÇÃO.

VOLTAREI!