domingo, 5 de janeiro de 2014

Morte de Eusébio: PR de Cabo Verde envia condolências aos seus homólogos de Moçambique e de Portugal

Mensagem de SE o Presidente da República de Cabo Verde ao seu homólogo Moçambicano, Armando Emílio Guebuza, por ocasião do falecimento de Eusébio

"A notícia da morte de Eusébio da Silva Ferreira recebemo-la com enorme pesar e funda tristeza, pois consubstancia a perda de uma das grandes figuras do futebol e do desporto mundiais.

Em Cabo Verde, onde a admiração por Eusébio sempre foi e é notável, a notícia causou muita emoção, uma vez que para diversas gerações ele foi um dos grandes ídolos do futebol e uma referência do desporto mundial, o que ele igualmente fez aliar a excepcionais qualidades humanas.

Num mundo caracterizado por exacerbadas divisões de toda a ordem, Eusébio conseguiu ser um factor de união de dimensão quase universal, relativizando contingências como a cor da pele ou o local de nascimento.

Nesta hora de dor solidarizo-me com os familiares de Eusébio e com todos os moçambicanos, aproveitando para renovar a Vossa Excelência os meus mais sinceros pêsames.

Portugal

"Por ocasião do desaparecimento físico de Eusébio da Silva Ferreira, acontecimento que mergulhou na tristeza o Povo Português bem como os amantes do desporto a nível mundial, em nome do Povo Cabo-verdiano e em meu nome pessoal, apresento a Vossa Excelência e, por seu intermédio, a todos os portugueses, sentidas condolências pela perda do maior símbolo do desporto português e um dos mais emblemáticos do mundo.

Na realidade, Eusébio, para além de ser um desportista de eleição, uma referência para a juventude portuguesa e mundial e que teve o condão de representar com muita dignidade as cores de Portugal, foi também um exemplo de rara humildade.

Num mundo caracterizado por exacerbadas divisões de toda a ordem, Eusébio conseguiu ser um factor de união de dimensão quase universal, relativizando contingências como a cor da pele ou o local de nascimento, transformando-se num grande símbolo de Portugal e do mundo.

As repercussões da sua morte em Cabo Verde foram de enorme pesar e muita emoção, uma vez que para diversas gerações ele foi um dos grandes ídolos do futebol e do desporto internacionais que aliou às condições de desportista de excepção excelsas qualidades humanas.

Nesta hora de dor solidarizo-me com os familiares de Eusébio e com todos os portugueses, e renovo a Vossa Excelência os meus mais sinceros pêsames".