quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Militar morto à catanada


Liga Guineense dos Direitos Humanos

Comunicado de Imprensa

No quadro da sua missão de promoção e proteção dos direitos humanos, a Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com tristeza  a denuncia da morte de um cidadão nacional em circunstâncias por esclarecer. Trata-se de Rafael Baindara Sambú de 36 anos de idade, militar afecto ao Batalhão de Fortaleza de Amura, onde está instalado o Estado Maior General das Forças Armadas.

Segundo informações recolhidas junto dos familiares, este militar com categoria de Furriel, recebeu uma chamada telefónica, cuja origem se desconhece, com carácter de urgência no dia 21 de Setembro 2013, que o convocou para se apresentar no seu aquartelamento militar no quadro dos serviços de prevenção que estava em curso naquele período. Depois de vários contactos sem sucesso para o localizar, no dia 26 do corrente mês os familiares tomaram conhecimento através de anúncios via rádio da existência de um corpo em Nhoma arredores de Bissau, que viria a ser identificado pelos mesmos, sendo que o corpo apresentava sinais de catanadas.

Na democracia e no estado de direito, a vida humana é o valor supremo, fundamento e a razão da existência do próprio estado, conquanto, a sua preservação e proteção se traduzem nas obrigações fundamentais das instituições públicas e privadas, independentemente das circunstâncias envolventes ou condições existentes. 

Nesta perpsectiva, a LGDH exige das autoridades judiciarias competentes a abertura de um inquérito conclusivo e transparente tendente a esclarecer as circunstâncias da morte da vitima, e consequente identificação e tradução à justiça dos autores morais e materiais de mais este ato hediondo e bárbaro.

Por fim, a Direção Nacional da Liga se associa aos familiares do malogrado neste triste momento de dor e consternação em que se encontram, rogando a Deus que a sua Alma descanse em paz.

Pela Paz, justiça e Direitos Humanos


Feito em Bissau, aos 03 dias do mês de Outubro 2013

A Direção Nacional
__________________________