segunda-feira, 4 de junho de 2012

O RECONHECIMENTO: "Nós estamos a viver uma situação de muita confusão"



O Secretário de Estado de Segurança Nacional e Ordem Pública do Governo de Transição concordou que a Guiné-Bissau vive uma «situação de confusão» a nível nacional. «Nós estamos a viver uma situação de muita confusão, que pode ter varias motivações», disse Sanca. Basílio Sanca falava numa cerimónia de soltura de doze jovens detidos nos últimos dias, em Bissau, que estavam envolvidos em cenas de violência urbana, concretamente nos bairros de Mindará e Bairro d,Ajuda.

De acordo com o governante, estas detenções são pedagógicas porque a Guiné-Bissau está atravessar um período de confusão e é preciso devolver tranquilidade às pessoas, lançando o apelo aos guineenses no sentido de fazerem do país uma sociedade mais tranquila e de paz, o que passa necessariamente pelos esforços dos pais e encarregados de educação dos jovens que haviam sido detidos.

Basílio Sanca disse ainda que a padrão da sociedade guineense não está familiarizado a este tipo de comportamentos. O ministro disse acreditar que a prática seja banida por estes jovens, perante uma situação de agressão com armas brancas e de fogo, tendo garantido que o seu Governo tudo fará para garantir a segurança as pessoas. O responsável condenou os comportamentos destes jovens, com idades compreendidas entre 17 e 23 anos. PNN