segunda-feira, 4 de junho de 2012
APUPAR OS MILITARES E POLITICOS GOLPISTAS
Insisto que a causa nacional actual não pode nem deve ser confundida com argumentos e sentimentos pró ou contra Cadogo Jr.. O que está em causa é a soberania nacional e o respeito pela vontade popular. Cadogo Jr. não passa de um simples representante que o povo legitimamente escolheu nas urnas. Alterar essa realidade é trair a vontade popular. Essa vontade deve ser respeitada e ser dada a oportunidade ao povo, de julgar o desempenho dos seus governantes, decorrido o tempo de uma legislatura, direito e oportunidade essa que tem sido ciclicamente subtraída ao povo guineense, com fortes responsabilidades de políticos incompetentes e incapazes de angariar a simpatia popular.
É lamentável e demasiado redutor, cingir a actual situação da Guiné-Bissau, à luta ou sentimentos pró e contra Cadogo Jr.. Mentalizemos de uma vez por todas que, o que está em causa é a actual usurpação da soberania nacional ao povo, por parte dos militares e de políticos incompetentes. Aqueles que apelam agora ao fim da resistência pacífica e ao entendimento, não dão conta que, neste momento, todo o povo guineense está refém dos militares que continuam com os abusos e violações dos direitos de alguns cidadãos, com a colaboração e subserviência do governo ilegítimo? Não dão conta que o nosso país está a ser governado por piores políticos da nossa praça!? Mesmo que supostamente sejam bons técnicos, não deixam de ser políticos frustrados, que nunca mereceram confiança popular…
Para aqueles que defendem que é impossível regressar ao “status quo” pré-12 de Abril, pergunto se já assumiram uma posição derrotista, aceitando de ânimo leve que a Guiné-Bissau jamais regressará a sua caminhada para a consolidação da democracia e do estado de direito? Porque o não regresso ao pré-12 de Abril, é aceitar a humilhação a que os militares têm submetido à população e aceitar sermos governados por piores políticos guineenses!
Não querendo defender Cadogo Jr. nos casos de assassinatos que houve durante o seu mandato, mas é de um autismo extremo, continuar a querer implicar Cadogo Jr. nesses assassinatos, querendo fazer esquecer ao povo que, os verdadeiros autores materiais desses crimes continuam livres, impunes e, pior que tudo, são eles que controlam hoje o poder na Guiné-Bissau!
Sejamos sensatos e lutemos pelo nosso país, pela nossa soberania, pelos direitos dos cidadãos e esqueçamos os interesses de Cadogo Jr. ou dos criminosos que povoam a fileira castrense guineense. O primeiro e mais perigoso alvo a eliminar são os indivíduos que transformaram as nossas forças armadas num bando de criminosos… Só depois de livrar desses criminosos armados, é que podemos iniciar o combate aos corruptos civis que querem fazer de um lugar no aparelho do estado o meio de enriquecimento fácil e não o lugar para servir ao povo.
CONSIDERO UM DEVER CÍVICO SER-SE HOJE SOLIDÁRIO COM A FRENAGOLPE E COM A LIGA DOS DIREITOS HUMANOS DA GUINÉ-BISSAU, CONTRA OS OPORTUNISTAS QUE ASSALTARAM O PODER. ESTEJAMOS ATENTOS E PROTEJAMOS A VIDA DO IANCUBA INDJAI E DE TODOS AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE LUTAM PARA UM PAÍS VERDADEIRAMENTE LIVRE.
UMA FORMA DE LUTA PACÍFICA, É APUPAR, SEM INSULTOS, OS POLITICOS E MILITARES QUE ASSALTARAM O PODER, CADA VEZ QUE FOREM VISTOS A PASSAR NA VIA PÚBLICA. TALVEZ DESSA FORMA GANHEM DE UMA VEZ POR TODAS A VERGONHA NA CARA.
Jorge Herbert