domingo, 13 de maio de 2012

Ontem, em Paris


Manifestaçao do  «Collectif des ressortissants, sympatisants et amis de la Guinée-Bissau» em Paris, França, exige a reposiçao da legalidade democratica e da ordem constitucional.

© Nu Barreto 17
FOTO DR NU BARRETO


Paris 12 de maio 2012

Centenas de Guineenses fizeram un SITTING para protestar contra a decisao do 10 de maio 2012 da CEDEAO, que é anti-democratica, de nomear como chefe de Estado da Republica da Guine-Bissau, o Serifo Nhamadjo, sendo este um dos instigadores do golpe de Estado do 12 de abril. Serifo Nhamadjo foi um candidato dissidente do PAIGC, clasificado na terceira posiçao com 15% dos votos na primeira volta das eleiçoes presidenciais.



A comisao da CEDEAO, presidida pelo Presidente da Republica de Côte d’Ivoire e da CEDEAO, O Senhor Alassane Dramane OUATTARA e o Presidente da Nigeria Sr. Jonathan GOODLUCK, cometeram:

- Um acto grave contra a democracia
- Um acto grave contra os interesses economicos e socias do povo Guineense
- Um acto grave contra a paz subregional e contra a unidade africana

A CEDEAO nao tem as competencias para substituir qualquer desisao da asembleia nacional dos seus Estados membros. A CEDEAO sera responsavel por qualquer eventualide politico e militar que poderao acontecer na Guine-Bissau.

Ao longo do tempo, os manifestantes que se encontravam na «Rue de la Paix» gritavam 

- VIVA O POVO DA GUINE-BISSAU
- JOVENS da GUINE-BISSAU, estamos CONVOSCO
- EDUCACAO UNIVERSAL PARA JUVENTUDE DA GUINE-BISSAU
- ABAIXO O COMANDO MILITAR
- ABAIXO ANTONIO INDJAI
- VERGONHA NHAMADJO
- ABAIXO OS TRAIDORES DA REPUBLICA
- VIVA DJALO PIRES, VIVA ANTONIO ALY SILVA, VIVA RAIMUND PEREIRA, VIVA CARLOS GOMES Jr…voces sao filhos dignos da Repubica da GUINEE-BISSAU.

Os manifestantes apelam a comunidade internacional: ONU, CPLP, UE para solucionar sem reservas os problemas fundamentais da sobrenia nacional e da ordem constitucional na Guine-Bissau.

A Comissão