segunda-feira, 30 de abril de 2012

REACÇÂO DA COMUNIDADE GUINEENSE EM BILBAO EM RELAÇĀO AO GOLPE MILITAR DE 12 DE ABRIL




A comunidade guineense residentes em Espanha concretamentre em Bilbao, estão preocupados com o actual momento em que se encontra o pais, apelaremos o mais rapidamente possivel à retoma da paz e pedimos a intervenção da comunidade Internacional na reposiçâo da ordem constituicional.

O país está controlada desde do dia 12 de Abril por um Comando Militar, que desencadeou um golpe de Estado na véspera da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais.

Advertimos de que, se não forem tomadas medidas necessarias e justas o pior possa vir a acontecer e que possamos ter situações de violências descontrolada que afetarão a imagem do país.

Com a violência das armas, desorganizam-se as estruturas básicas da sociedade e termina-se por sacrificar toda a população, que finalmente é quem mais sofre. Por estes motivos condenamos veementemente o golpe de estado de 12 de Abri.

Em virtude destas práticas sistemáticas dos actos de violações dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos que tem sido levados a cabo pelo Estado Maior General das Forças Armadas, a dirreçâo da Associaçâo dos Imigrantes Guineenses Residentes em Bilbao “ No Djunta Mom e Nopintcha”, deliberam o seguinte:

1.Exigimos a imediata reposição da ordem constitucional, da legalidade democrática e a conclusão do processo eleitoral, e pedimos aos implicados a cessarem de imediato os actos violentos e ilegais.

2.Que haja respeito e a preservação da integridade física de todos os titulares de cargos públicos e demais cidadãos que se encontram sob custódia dos militares sublevados, assim como a sua libertação imediata e incondicional.

3.Pedimos a intervenção da comunidade internacional na reposição da ordem constituicional, para que o poder seja entregue a quem o povo confiou.

4. Estamos de acordo com envio duma força militar da CEDEAO para proteger as instituições, treinar o exercito, proteger os civis e garantir a segurança oas titulares dos cargos públicos.

Feito em Bilbao, aos 28 dias do mês de Abril de 2012



A comissâo
Adâo Nhaga
Marssasu Mané