segunda-feira, 9 de abril de 2012

Crise EMGFA-MISSANG: Tropa diz que fim da missão militar angolana "não é da nossa responsabilidade"

O Presidente angolano decidiu pôr fim à missão militar que tinha na Guiné-Bissau, a Missang, disseram hoje as Forças Armadas (FA) do país, negando ter qualquer responsabilidade nessa decisão.

No dia em que chega a Bissau o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, o porta-voz das FA da Guiné-Bissau, o tenente coronel Dabana na Walna, deu uma conferência de imprensa para esclarecer a posição dos militares sobre a polémica que tem envolvido a Missang.
Na semana passada, dia 03, o ministro da Defesa de Angola, Cândido Pereira Van-Dúnem, fez uma visita a Bissau para entregar ao Presidente interino, Raimundo Pereira, uma mensagem de José Eduardo dos Santos, cujo teor não foi divulgado mas que se prendia com a Missang.
Hoje, Dabana na Walna explicou aos jornalistas que na reunião realizada no dia 03 “o ministro da Defesa deu a conhecer aos presentes a decisão do Presidente angolano de pôr fim à Missang”, acrescentando que o governo de Bissau, no dia seguinte, tentou imputar às Forças Armadas, a responsabilidade pelo fim da Missang.

“Não é postura normal um militar dar conferências de imprensa em democracia, devia confiar ao governo a tarefa da defesa do prestígio das FA e do decoro dos militares, mas estamos perante uma situação em que é o próprio governo, que devia ser o chapéu político dos militares, publicamente a imputar responsabilidades às FA pelo fim da Missang em Bissau”, começou por dizer o responsável. O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), António Indjai, “nunca exigiu o fim da Missang”, garantiu Dabana na Walna.

Na verdade, disse o também chefe do gabinete do general Indjai, o CEMGFA tomou uma posição sobre a Missang no dia 20 de março, no mesmo dia em que recebeu em audiência o embaixador de Angola, general Feliciano dos Santos, que lhe foi perguntar “se estava a forjar um golpe de Estado”, visto ter informações de Angola nesse sentido.

Nesse mesmo dia, contou o porta-voz, o CEMGA pediu uma reunião de urgência com o Presidente da República e com o governo, a quem deu a conhecer o teor da conversa e “todos ficaram chocados”. António Indjai teria então pedido ao Presidente para que diligenciasse junto do governo de Angola para que a Missang entregasse os meios bélicos que dispõe em Bissau ou então que os devolvesse a Angola.

É que, continuou Dabana na Walna, desde 2011 que a Missang se tem vindo a reforçar com armamento. “Perguntámos o porquê e a resposta foi que esse material era para as FA”, disse, acrescentando que contudo tal armamento nunca foi entregue aos militares guineenses e que depois de várias respostas a Missang disse que tal competiria ao governo angolano decidir.
Depois do levantamento militar de 26 de dezembro passado de novo a Missang  reforçou-se com materiais bélicos e quando da rotação dos militares chegaram “tropas especiais com coletes à prova de bala”, disse o porta-voz, que acrescentou: “mas a gota de água foi a visita do embaixador ao CEMGFA”.

Dabana Na Walna garantiu que os acordos que criaram a missão de cooperação técnico-militar angolana não preveem que Angola tenha material bélico em Bissau e que aquilo que o CEMGFA exigiu foi que esse material ou fosse entregue às FA ou então que fosse devolvido.
Segundo o responsável, se o governo quer uma missão militar armada angolana pode negociar com o seu homólogo de Luanda, mas o atual acordo não prevê o envio de armas.

O porta-voz, que frisou que foi o governo angolano que decidiu acabar com a Missang, disse também que parece haver da parte do governo guineense “uma tendência” para “arrastar as FA para a questão eleitoral”. A Guiné-Bissau teve eleições presidências dia 18 de março mas cinco candidatos não reconhecem os resultados e o segundo mais votado recusa-se a participar na segunda volta.
FP/MB. LUSA