sábado, 24 de março de 2012

Cerca de 1 em cada 4 leitores deste blog sofre de "burrice amnésica"

Caro Aly,

Não pude deixar passar a oportunidade de te enviar os meus '2 cents' para o blog, dado que hoje (ontem?) o blog é 'nosso'. Eu sei que sabes, mas volto a dizer-te que te admiro imenso  não só pela tua coragem e convicção, mas pela pessoa que vejo que és. Estarei de volta a Bissau em breve, assim que terminar o mestrado, e espero que possamos conversar de vez em quanto. 

Coragem e cuidado. 

Beijinho, 
A.S


-------------------------------------------------------------------------------------

Escrevo este texto para os guineenses que leem o Ditadura do Consenso – aqueles que, dentre os poucos que sabem ler e menos ainda que conseguem compreender, interpretar e refletir sobre um texto. Somos poucos. Muito poucos. Poucos demais. E é por isso – só por isso – que o nosso país está como está: entregue a bandidos corruptos e semianalfabetos.

Num estado de profunda tristeza que sinto sempre que leio notícias da Guiné-Bissau, digo-vos sinceramente que falta coragem aos guineenses que leem este blog, ao contrário daquele que o edita. Se cada um de nós tivesse um décimo da coragem do Aly, acredito que teríamos um país muito diferente. Um do qual teríamos motivos de orgulho, ao invés de desgosto.

A Guiné-Bissau é um projeto que até agora tem falhado sistematicamente; é um país mal governado e mal aproveitado, mas é, acima de tudo, uma pátria mal-amada pela maioria, apesar de constar o contrário no nosso hino nacional.

Na minha humilde opinião e com todo o respeito pela liberdade de escolha individual, aquelas 447 pessoas que, até este momento, escolheram a opção Koumba Yalá como resposta à pergunta do inquérito do blog (Quem será o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau?) são do pior tipo de cidadão que a Guiné-Bissau pode ter. Se essa foi a sua escolha (sim, você que está a ler isto agora), saiba que você sofre de pelo menos uma das condições mentais graves comuns a muitos guineenses: amnésia e/ou burrice.
 
Amnésia: incapacidade parcial ou total de recordar experiências recentes ou remotas.
A amnésia pode levar a uma desorientação total e bloquear a recordação dos acontecimentos que tiveram lugar apenas há alguns anos. A perda de memória é muito grave.
 
Burrice: não é o oposto de inteligência: há pessoas inteligentes que, vez por outra, fazem o papel de burras. A burrice tem a peculiar vocação de se traduzir em ações, e por isso mesmo se torna perigosa.
 
Gostaria de deixar claro que não sou apoiante do Carlos Gomes Jr.; aliás, dentre os candidatos a estas EPA, eu preferia aquele que, a meu ver, é mais idóneo (entre outras coisas), apesar de não concordar com o acto de sabotagem dos resultados.
 
Um presidente é, acima de tudo, o representante de um país e do seu povo perante o mundo. Nenhum cidadão de bem merece ser representado por um palhaço confusionista e louco. Nenhum cidadão que já tenha dado provas da sua incompetência deveria ser considerado e muito menos elegível para ocupar cargos de alta responsabilidade.
 
“O mandato de Kumba Yalá como chefe de estado da Guiné-Bissau foi caracterizado pela destituição de ministros e outros altos oficiais, pela dissolução da ANP, pela prisão de juízes, por má gestão financeira, que levou o Banco Mundial e o FMI a suspenderem a ajuda económica.” (Wikipedia). Esta é apenas uma das inúmeras sandices que lhe podem ser atribuídas.
 
Desde então, o país tem tropeçado imenso, mas pelo menos sente-se alguma melhora.
Porque é que 26% guineenses que lêm este blog desejam regredir? Porquê escolher dos males o maior?
 
Sinceramente, meus senhores, é doloroso constatar que cerca de 1 em cada 4 leitores deste blog seja tão asnático. Errar é humano. Repetir o mesmo erro é burrice. Lembrem-se sempre disso e por favor tenham juízo, pois nós, que estamos fartos desta vergonha, estamos a tentar sair de um beco sem saída. Um abraço de uma guineense que não sofre nem de amnésia nem de burrice.

PS: Quando comecei a escrever este texto, eram 446. Ao terminar, já havia mais um ...

A.S."