terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EXCLUSIVO DC/ECOMIB VAI EMBORA, MAS REGRESSA MAIS REDUZIDA


O governo guineense, apurou o DC junto de fonte fidedigna, solicitou à CEDEAO a substituição de Ansumane Ceesay , o seu representante no País, por este "não estar a colaborar com o Governo". Portanto, ainda segundo a fonte do DC, "para evitar incidentes diplomáticos, o Sissé foi aconselhado a abandonar o País antes do previsto, para não ter uma denúncia na folha de serviço."

O chefe da missão da CEDEAO vai ser substituído por outro na mesma missão ainda este mês. A missão continuará mas vai ser substancialmente diminuída até à sua conclusão porque já não têm fundos. A UE é que lhes financiou esta última renovação, e não consta que voltará a fazê-lo. Agora, tudo dependerá do resultado do relatório do Trovoada, amanhã, na ONU. Miguel Trovoada termina a missão no final deste mês e já não ficará em Bissau.

Assim, a missão da ECOMIB, que estava a terminar o seu ciclo, e devia ser renovada pelo menos até junho simplesmente vai ter o seu fim como o conhecemos. O contingente militar da CEDEAO está a preparar a retirada de toda a missão, e os militares que guardavam a residência do ex-primeiro-ministro e presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, também já se retiraram.

E também há rumores de que a Nigéria, a maior contribuinte da força, está sem fundos - e sem vontade - para manter o contingente, o que foi agravado pelas recentes declarações do PR JOMAV na presença do corpo diplomático e do general Olesegun Obasanjo com a infeliz frase "ESTOU FARTO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL".

À comunidade internacional: não abandonem o País, não agora! Estão a abrir caminho para mais um golpe de Estado e outra matança!!! AAS