sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Uma coisa é saber ler; outra, mais difícil, é compreender o que se leu


A Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades guineense, Suzi Barbosa, considerou positiva a participação da Guiné-Bissau na Cimeira de La Valeta, em Malta, que representou um novo marco nas relações de Cooperação entre a UE e os Estados Africanos.

A Guiné-Bissau participou nesta Cimeira enquanto país membro do processo de Rabat e prevê vir a ser beneficiária do Fundo Fiduciário constituído pela UE no valor inicial de 1.8 mil milhões de euros, valor que será reforçado e espera-se que duplique, com as contribuições dos países signatários.

Este Fundo vem juntar-se aos 20 biliões anuais de Ajuda Europeia ao Desenvolvimento que a EU destina para a Cooperação com os países africanos. Durante esta Cimeira a Secretária de Estado pôde ter encontros bilaterais com os parceiros da Guiné-Bissau e conta vir a beneficiar de projectos regionais de Cooperação, no âmbito da formação profissional a jovens, projectos agrícolas e créditos a mulheres nas zonas rurais.

De destacar o contributo da França para o Fundo, no valor de 15 milhões de euros, e Portugal com 250 mil euros. Questionada sobre a situação política de Portugal , a Secretária de Estado referiu que tratando-se de uma questão de política interna, cabe aos portugueses decidir o melhor para si, não deixando de estar triste pelo imbróglio político do país que foi a potência colonizadora da Guiné Bissau.

Porém, e convém sublinhar, Portugal sempre teve uma excelente Cooperação com a Guiné -Bissau independentemente do partido político no poder e Suzi Barbosa espera que assim continue a ser. Também no referente à Guiné Bissau disse esperar que se respeite a decisāo do povo que fez a sua escolha na urnas e espera que se aprove a o programa de governo a ser apresentado em breve no parlamento.

Difícil? Bom talvez um desenho ajude...AAS