sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PAIGC participa na segunda reunião anual da Internacional Socialista


O PAIGC participa na segunda reunião anual da Internacional Socialista, através de uma delegação conduzida pelo Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira e integrada pelo Secretário Nacional, Aly Hijazi e pela Combatente da Liberdade da Pátria Teodora Inácia Gomes que é ainda a Secretária para a Organização das ações políticas e estratégicas.

Com efeito, cerca de 160 partidos, vindos de todos os quadrantes do mundo se encontram na capital da República de Angola, Luanda, para o maior conclave do Conselho da Internacional Socialista, na qual afirmam os seus compromissos, pela defesa da liberdade, da democracia, da paz, da igualdade e do progresso.

Recorda-se que a Internacional Socialista foi fundada a 3 de Junho de 1951 e é a maior organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. A sua sede se situa na cidade britânica de Londres, tem como Presidente o grego George Papandreou que ocupa o cargo desde 2006, e o seu secretário-geral é, desde 1989, o chileno Luis Ayala.

A primeira reunião deste ano do Conselho da IS teve lugar em Julho, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Todavia só foi em Outubro passado que o PAIGC regressou a esta grande família política internacional com a participação na reunião regional que teve lugar em Cotonou no Benin, presença que foi muito apreciada e saudada por todos os demais partidos presentes.

No final desta presença em Angola, a delegação do PAIGC espera manter encontros de trabalho com o MPLA, partido irmão e ser recebido ao mais alto nível.