sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Diplomas para novos médicos


No Salão Victor Saúde Maria do Palácio do Governo, está manhã teve lugar a Cerimónia de Entrega de Diplomas a 30 novos Médicos e 7 Especialistas da Medicina Geral, recém-formados na Faculdade de Medicina “General Raúl Diaz Arguelles”, foi presidida pela Sua Excelência, o Primeiro-ministro, Sr. Carlos Correia.



A Cooperação Técnico-Científica entre Guiné-Bissau e Cuba, cujas sementes foram lançadas desde os primórdios da luta de libertação nacional e foram cimentados nos primórdios da nossa independência, dando origem em Outubro de 1976, a Faculdade de Medicina de Bissau, tem produzido resultados bastante frutuosos para o nosso país.

Mas, “tem sido na área da saúde onde ela mais se faz sentir e as nossas populações em geral e os nossos Combatentes da Liberdade da Pátria em particular, podem muito bem testemunhar o grande apreço que o nosso país tem por esta cooperação”, frisou o Chefe do Governo.

Referindo, que em pleno século XXI, o país tem vindo a debater-se, ao longo dos anos, com à falta de técnicos, tanto em quantidade como em qualidade, para a Saúde para fazer face aos inúmeros desafios que se colocam ao nosso país disse: “Constitui sempre um enorme prazer participar em actos que marcam a entrega de diplomas aos quadros formados para dar a sua contribuição nesta grandiosa tarefa em que nos encontramos todos engajados: o de edificar uma nação saudável e economicamente forte visando o bem-estar do seu povo.”

Também, não se esqueceu de lembrar aos recém-formados, que constitui preocupação do Governo, em seu Programa, trabalhar com os seus parceiros para a criação das “melhores condições que permitam aos técnicos cumprir da melhor forma as delicadas tarefas de que são incumbidas, e velar para que beneficiem de formações contínuas a fim de melhor poderem dar respostas aos desafios que têm pela frente” para que possam “combater à mais variadas doenças tanto nos centros urbanos, como nos mais longínquos cantos da nossa terra, onde se sente cada vez mais a necessidade de técnicos qualificados para cuidar da saúde das nossas populações.”

No fim desejou aos “recém-formados o melhor desempenho na difícil, delicada mas nobre e reconfortante missão de proteger a saúde e salvar vidas humanas.”

Tomaram parte nesta cerimónia a Ministra da Saúde Pública, Sra. Cadi Seidi; a Ministra da Defesa Nacional, Sra. Adiatu Nandigna; a Ministra da Mulher, Família e Coesão Social, Sra. Valentina Mendes; o Secretário de Estado da Gestão Hospitalar, Sr. Martilene Fernandes dos Santos; o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cuba na Guiné-Bissau e no Senegal, Sr. Elis Alberto Gonzalez Polanco, os docentes da Faculdade de Medicina, alunos e familiares dos médicos recém-formados.