segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OPINIÃO AAS: Presidente da República dos Rumores


Uma vez mais, o Presidente da República discursou na ANP e mais uma vez voltou aos...rumores. Não há volta a dar, JOMAV embirrou.

Senhor Presidente, poupe-nos a discursos vagos e diga de uma vez por todas - para que todos os Guineenses entendam, ministério Público incluído: onde é que há corrupção? Denuncie o que sabe ao ministério Público, atenda ao pedido que lhe foi formulado pela ANP:

Mostre-nos as provas das suas acusações, ou, vá lá suspeitas.

A comunidade internacional já topou tudo...percebeu a jogatana que foi exonerar o PGR e o Presidente do TC: meter medo (outro tipo de terrorismo) para proteger o JOMAV, simplesmente. Mas...protegê-lo do quê mesmo?

Por exemplo, da acusação DEFINITIVA que pende sobre a sua cabeça:

- falo do paradeiro dos 12 milhões de dólares de Angola (DC publicou tudo em primeiro mão e amanhã voltará ao assunto com todos os documentos da acusação);

- dos inúmeros prédios comprados precisamente quando o actual PR era ministro das Finanças;

- de 'mandar' içar a bandeira do Reino de Marrocos no mastro principal do Palácio da República;

- ter virado as costas à guarda de honra do batalhão do Palácio, e ao hino nacional no aeroporto.

Enfim, não faltam motivos para a ANP e o Ministério Público se mexerem. Caso contrário, o PR JOMAV pode tornar-se numa espécie de TGV desgovernado.

Ao PAIGC,

Peço que continuem firmes em mais uma luta que vos foi imposta pelo mesmo homem que apoiaram arduamente para chegar a Presidente da República. É preciso arrepiar caminho, e começar a preparar desde já combates futuros. Estamos juntos na legalidade.

Ao Presidente da República,

Que reflicta. O País não precisa logo agora de uma caça às bruxas com as consequências que todos podemos prever. Não vale a pena, e desperdiçar forças nesta altura significaria o desdenhar da confiança que, pouco e pouco, vem sendo recuperada.

Se houver algum crime, indício de sinais exteriores de riqueza, seja lá o que for o País tem autoridades próprias que podem ser activadas. O próprio PR ofereceu carros de luxo, que deviam ser património do Estado. Em todo o mundo, os presentes entre chefes de Estado são tratados assim...

Sr. Presidente,

Explique aos Guineenses (já que fala em indícios e rumores) por que razão exonerou o PGR e o presidente do TC? Por que é que, hoje, na tomada de posse do PGR e do presidente do TC...NÃO HOUVE o discurso que a ocasião requeria? O que esconde, afinal, o PR?

É uma vergonha que, convidado o corpo diplomático para a cerimónia de posse do PGR e do presidente do TC guineenses ...apenas compareceu o embaixador da Rússia. É um aviso, senhor Presidente...

É só isso que os guineenses esperam do seu presidente. AAS