quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Presidente da ANP continua missão de contactos no Togo


Uma intensa diplomacia parlamentar está sendo levada a cabo pelo Presidente da ANP, camarada Eng. Cipriano Cassamá, tendo como leit motiv a atual situação política que a Guiné-Bissau vive, onde a cerca de sessenta dias não há Governo.



A crise guineense tem sido uma das mais abordadas ao nível da imprensa local e regional e tema de reuniões entre as diferentes delegações parlamenteares que se encontram na capital togolesa a convite do Presidente da Assembleia Nacional da República Togolesa, Dama Dramani.
Tal como sucedera no primeiro dia da sua chegada à capital togolesa, onde ocorreu uma reunião restrita entre os Presidentes das Assembleias Nacionais do Togo, país anfitrião e de Bénin, Guiné-Bissau, Níger e Gabão que entre outros assuntos ligados à necessidade de uma maior cooperação interparlamentar, a situação política actual na Guiné-Bissau foi assunto discutido.

O Presidente da ANP guineense, recebeu esta manhã nos encontros em separado que manteve com os seus homólogos um claro apoio e uma forte solidariedade e foi informado dos objectivos da próxima missão que o ex-Presidente da Nigéria, Olesangun Obasanjo, efectuará a Bissau nas próximas 48 horas, como enviado especial da CEDEAO e em especial dos Presidentes Macky Sall do Senegal, Presidente em Exercício desta organização, Alpha Condé da Guiné-Conakry enquanto mediador principal para a crise interna na Guiné-Bissau e Muahmadou Buhari, da Nigéria, país aquém a última Cimeira da Comunidade dos Estados da África Ocidental encarregou expressamente de encontrar e aplicar uma solução que resolva de vez a actual crise que sacode o nosso país desde Setembro ultimo aquando da demissão do Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira e do seu Governo de Inclusão.

O Presidente do Parlamento guineense que ficou mais um dia na capital togolesa para se encontrar com o Chefe de Estado da República Togolesa, Faure Gnassingbé, a pedido deste, deverá regressar a Bissau ao princípio da tarde de hoje, sem se avistar com o Presidente da República, visto que o mesmo se encontra há alguns dias na província de Savanes, em visita a alguns projectos de desenvolvimento em curso.

Contudo, Cipriano Cassamá manteve um encontro com o actual Primeiro-Ministro do Togo, Komi Sélom Klassou, com quem debateu a actual crise política que a Guiné-Bissau enfrenta. O Primeiro-Ministro Komi Klassou, um velho conhecido dos guineenses, pois na época do conflito político-militar de 7 de Junho foi ele que na sua qualidade de Ministro togolês dos Negócios Estrangeiros conduziu a delegação da CEDEAO que negociou com as partes em conflito o Protocolo de Lomé, instrumento no qual as partes em negociação chegaram ao Acordo de Abuja que pôs fim à guerra civil.

No seu encontro com o Presidente da nossa ANP, mostrou-se convencido que só a aplicação correcta da Constituição pode evitar o aprofundamento da actual situação. Deu garantias ao camarada Cipriano Cassamá que o seu país e as suas instituições tudo farão para ajudar os guineenses a reencontrarem a paz e a estabilidade e mostrou-se esperançado com a próxima missão do ex-Presidente Obasanjo à Bissau.

O Presidente da Assembleia Nacional do Togo, Dama Dramani, visitará Bissau em Novembro próximo. No entanto, no seu encontro com o Presidente do Parlamento gabonês, Guy Nzouba Ndama este para além de uma vez mais demonstrar a sua preocupação pela actual situação de crise porque passa a Guiné-Bissau, reiterou o desejo de ver o seu homólogo guineense efectuar uma visita ao Gabão ainda no decurso deste último trimestre o ano em curso.

Por seu turno, o Presidente do Parlamento nigerino, Amadou Salifou, que fez questão de demonstrar ao camarada Cipriano Cassamá o quanto as Instituições nigerinas se mostram preocupadas com a actual situação política guineense e apelou a um diálogo construtivo e patriótico, como sendo a melhor forma de se ultrapassar esta situação que só prejudica o povo guineense.

Amadou Salifou elogiou o papel de grande importância que a ANP e o seu Presidente jogaram para a resolução da crise na Guiné-Bissau e solicitaram ao camarada Cipriano Cassamá a não baixar os braços, mas sim continuar os seus esforços, muito apreciados pela UEMOA e CEDEAO e pelos Parlamentos dos países que integram estas organizações regionais.

Com o Presidente da Assembleia Nacional do Bénin, Maitre Adrien Houngbedji, o Presidente da ANP, Cipriano Cassamá aproveitou para informar ao seu homólogo beninense sobre o desenvolvimento dos últimos acontecimentos registados em Bissau, nomeadamente sobre o teor dos comunicados emitidos pela Presidência da República e pelo PAIGC.

Tal como nos outros encontros que manteve com os seus homólogos presentes na capital togolesa, Cipriano Cassamá foi bastante elogiado pelo seu papel que consideraram como relevante e de importância extrema, pois a defesa que fez dos valores constitucionais, são exemplos de democracia que merecem ser uma referência para todos os países da região africana onde nos situamos.