quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OPINIÃO: Ao homem de 25


O Homem de 25 saiu-nos o Homem de 52. O Homem de Mon na Lama saiu-nos Homem de Pé na Totis. Fez toda esta mudança com uma deselegância, com uma debilidade física e moral, que só nos resta esperar que num momento de lucidez ainda se dê conta dos estragos e diga “vou-me embora”. Mas contar com lucidez parece ser, neste momento, utopia.

Há, no entanto, algumas coisas que lhe devem ser ditas, mesmo que seja para a história. A Guiné-Bissau não é sua casa. Para muitos homens a sua casa é a sua propriedade onde pode mandar embora a mulher quando já não gosta dela ou, então, humilha-la quando ela não passou bem o fato ou não cozinhou bem o pitchi-patche. Uma atitude vergonhosa e ultrapassada mas que se verifica ainda em muitas casas.

Mas a Guiné-Bissau não é sua casa, nem é uma “Maison Close”. Quando como Presidente jurou perante os deputados da Assembleia Nacional Popular disse-lhes que jurava cumprir com os seus deveres constitucionais. Ora o seu primeiro dever é saber que a Assembleia perante a qual você fez o juramento e foi entronizado é o órgão máximo do Estado por ser o órgão representativo da vontade popular. A Guiné-Bissau pertence ao seu povo. Você sofre de um complexo napoleónico. Primeiro quer entrar de cavalo na Nôtre Dame e depois quer arrebatar a Coroa na mão do Papa para a enfiar na sua cabeça.

Vejo agora a sua linda foto onde os dois casais se encontraram na Casa Branca, o casal Obama e o casal Vaz. Essa foto simbolizava o regresso tanto esperado no seio da Comunidade Internacional. Hoje depois de tanta desfaçatez, de tanta apetência pelo poder, misturada com incompetência e mau caracter, pode-se perguntar com que cara é que você iria ficar se se encontrasse outra vez com o Presidente Americano.

Como iria ficar quando se encontrasse com o Presidente Português que o ouvi a elogiar por ter sido seu orientador num estágio no Banco de Portugal. Como é que os iria enfrentar. Como é que iria justificar que passados pouco mais de um ano as esperanças em si depositadas caíram todas num saco roto ou como dizemos como mão de sal na água.

Pressinto que essa deve ter sido a razão principal que o levou a não participar na última Assembleia Geral das Nações Unidas. Por uma vez na vida você teve razão. Fez muito bem em não ir e foi de facto preferível não passar vergonha e fazer-se representar por um embaixador. Fique aqui pela vizinhança, não por eles serem menos presidentes mas por serem mais tolerantes com os seus caprichos. A boa vizinhança exige.

Você decidiu provocar uma crise e dela retirar dividendos políticos ou seja reforçar mais e mais o seu poder pessoal. Seu calculismo esbarrou-se com a lei. Infelizmente não retirou desse facto as lições necessárias. O seu comunicado transparece uma falta de reconhecimento pelo trabalho exemplar do Supremo Tribunal que fez da defesa da democracia a sua bandeira e através disso contribuiu de forma decisiva para a soberania nacional. A Guiné-Bissau como país saiu reforçada com a tomada de posição do seu poder judicial.

Que lição de civismo, que maturidade e que desperdício político. Um ato de tão grande dignidade foi transformada num “aceitar porque não há nada a fazer, mas logo que puder vou-lhes mostrar”. Pelo menos é isso que se depreende das suas últimas tomadas de posição. O seu comunicado traz ainda um outro elemento quando diz que afinal nesta crise ninguém morreu, foi assassinado ou ferido. Esta é uma lição considerada por si de positiva.

Positiva em relação a quê? À história mais triste da Guiné-Bissau, à guerra civil e as suas consequências políticas, violência gratuita, crimes e assassinatos em série. É em relação ao mais baixo patamar da política que se acha no direito de mostrar os seus sucessos. Talvez tendo antecipado este argumento e a existência de uma palmatória nas suas mãos, um deputado a quem os guineenses devem ser gratos pela sua coragem e frontalidade, pela forma como enfrentou a deriva totalitária, tinha já declarado na plenária da Assembleia que ele já estava preparado.

Ele já se tinha desnudado e que se encontrava prostrado nas escadarias do Palácio pronto a receber o seu quinhão de vergastadas.
Como Homem de 25, como economista de renome, lançamos-lhe um desafio - pode dizer ao povo da Guiné-Bissau qual foi o prejuízo causado pela crise por si produzida? Sugiro-lhe alguns dados de base, simples, para calcular este prejuízo.

Tenha em conta o valor do PIB ou seja a expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacional. Esse valor dividido pelo número de habitantes dará o PIB per capita. FMI, uma instituição que trabalha com números oficiais, apresenta o PIB per capita da Guiné-Bissau, no valor de 639 USD para o ano 2014.

Tomemos este valor como valor de base. Perguntamos durante estes dois meses de retrocesso qual foi o grau de redução da produção dos guineenses? Pergunte às mulheres bideiras quanto do seu esforço não teve compensação? Pergunte aos pequenos e médios empresários, comerciantes, agricultores quanto perderam nestes dois meses? Perguntem aos trabalhadores que fazem surni para complementar o pobre salário quanto é que receberam?

Procurem saber junto dos camponeses quanto é que ficaram prejudicados porque não tiveram apoio técnico para as suas culturas, ou por falta de clientes para as suas frutas e legumes, aos pescadores pelas dificuldades com o gelo e o mercado. Perguntem? Quantos doentes não receberam tratamento adequado porque os seus rendimentos que já não eram grande coisa não permitem comprar medicamentos. O Homem de 25, o antigo Ministro de Finanças, não pode certamente responder a esta questão.

O de 52 também não. Desconfio mesmo que estas questões não sejam importantes para eles porque são problemas mínimos diante da sua vontade de poder. Neste momento o que interessa é – como dar cabo do inimigo, como ter mais e mais poder e controlar os contratos que me vão garantir fundos para ser reeleito nas próximas eleições. Como colocar fulano nas Finanças, como correr com esse Geraldo, armado em máquina de calcular. Para o Homem de 25 e para o de 52 é isso que conta hoje – calculismo, politiquice, falta de escrúpulo. O resto são argumentos falaciosos, tentativas retóricas de legitimação.

Ora num cenário com uma redução de 40% da capacidade de produção, o prejuízo pode, neste momento, ser avaliado, em média, em 21,3 USD por guineense e por mês. Nesta base o prejuízo global seria de 72 420 000 USD o que equivale a cerca de 42 265 760 400 FCFA. Quem vai pagar este prejuízo? Os deputados, como representantes do povo, poderão votar uma lei de expropriação dos bens dos responsáveis por esta gestão danosa com vista à recuperação dos prejuízos causados ao país e ao povo guineense. Bem haja a Assembleia Nacional Popular.

Um guineense atento