segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Um dia triste, sim. Muito


Aly, no seguimento das tuas palavras no blog, gostariamos de assinar por baixo do que escreveste, mais uma vez demonstrando o teu grande patriotismo e coragem de enfrentar a verdade a todo o custo.

“A recepção preparada para 'receber' o presidente no seu assustado regresso a Bissau, é outra prova do quão triste é o espírito do guineense: vender-se por uma t-shirt barata ou por míseras notas de franco. Assim foi. O guineense que esteve nesse dia no aeroporto, nem fazia ideia do aparatoso esquema de segurança montado à sua volta, o que vem provar apenas que o próprio presidente não dorme tranquilo…”

Sim, um dia muito triste, em que aqueles que se deram ao “circo’ de ir até à rua 15 –Tchada- horas antes, ou quiçá foram à casa de alguns dos que de lá saíram por volta das 11 e meia da manhã de ontem, beneficiaram de uns míseros 2.500 ou 1.000 francos que já gastaram, e de t-shirts, para fazerem uma figura triste e deprimente como a que fizeram ontem no aeroporto.

E o esquema de segurança montado realmente diz tudo. Nada como uma consciência tranquila…

Quem foram eles receber?

Um presidente que não quer saber do seu Povo, o mesmo Povo que nele votou e confiou?

Um presidente que, mesmo sabendo das dificuldades que o seu Povo está a passar – para quem viu as notícias de ontem à noite na TGB,o estado em que estão Bafatá e Gabú em resultado da crise por ele instaurada desde o dia 12 de agosto - prefere aguardar que chegue o Grupo de Contacto Internacional da CEDEAO, para então fazer o que lhe compete e tirar o país da crise em que o próprio nos colocou?

Um presidente que por inveja, malicia, conluios, ganância – Mesa Redonda de Bruxelas - maldade por não ter conseguido até hoje os feitos alcançados por alguns compatriotas dos quais todos nós nos orgulhamos, graças ao Talento, Sabedoria e Postura na vida? Parci nó tém ku fassi revisão di Curriculos!

Ou será que os seus conselheiros têm mais capacidade? Talbés…

Assim, ai nha Guiné, té kal dia???

Mindjor nó buska turpessa pa nó sinta nó bata odja utros na bai dianti son…SOMBRA DI CUCU!

Mas que não se esqueçam: “Pubis ka burro, udju odja boka cala de…”

Guineenses kuma, i kana sedu si trás!

Senhor presidente, por favor, reveja-se e assuma as suas responsabilidades para com o Povo Guineense!

Ou será que devem pô-lo às costas novamente? Parcim gora kuma campanha caba dja diiiisna!

Terra gora, kila RANKA DJA, i si Deus quiri, SOL NA BIM IARDI!

MTF

P.S. Atenção: aos poucos, e de forma subtil, a censura vai tomando o seu lugar...a Sociedade Civil e os Partidos com assento parlamentar, regressaram hoje da Cimeira. Viram alguma imagem na TGB ou RTP África? Nós não! Nó bai son...