sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O dia depois de o Presidente ter jantado sozinho. Ou quase.


A organização do jantar de gala oferecido ontem pelo presidente da República, José Mário Vaz, viu-se às aranhas e o protocolo de Estado esteve em pulgas e às apalpadelas. Ao DC, um dos convivas confidenciou: "Só para teres uma ideia, dos convidados ao jantar do Presidente da República, apenas 2/3 apareceram. Muito diferente do concorrido jantar do ano passado..."

O jantar aconteceu ontem, dia 24, por ocasião do 42º aniversário da independência da Guiné-Bissau. A desgraça, porém, continua. "Deputados, só meia dúzia (em 100!!!) apareceram...corpo diplomático acreditado em Bissau (perto/mais de uma centena) idem aspas."

Então tentaram outra táctica. Fazer de conta que a hora do País recuara 2 horas..."Os organizadores, aflitos, ainda atrasaram o jantar para ver se chegava mais gente, mas ninguém apareceu. Foi no mínimo constrangedor..
", contou ao DC. O presidente não terá gostado da desfeita, mas tratou-se de mais um recado dos representantes dos países que nos sustentam os vícios. Não há jantares grátis.

E para completar o ramalhete: "Haviam mais músicos e seguranças do que propriamente convidados." Caso para dizer, JOMAV perdeu o encanto - o que pode ser perigoso. Um Povo - e quem estes elegeram - cada vez mais distantes do 'seu' presidente, não augura nada de bom num futuro a médio prazo. AAS