domingo, 24 de maio de 2015

Estudantes no exterior denunciam Governo


"Olá Aly,

Antes de tudo gostaríamos de desejar-lhe saúde, sucessos e longa vida próximo das pessoas que mais ama.

Recorremos a seu e nosso blog para denunciar uma situação que no nosso entender é uma vergonha nacional, que é a situação dos bolseiros do governo da Guiné-Bissau nos diferentes países do mundo. A situação dos bolseiros é deplorável, péssima e muito lamentável.

Em cada ano lectivo o nosso estado envia centenas de estudantes para diferentes países sem acompanhamento ( que devia ser feito através das nossas representações no exterior), sem apoio financeiro e sem enquadramento depois de término dos estudos.

Há estudantes que pagam lares onde moram, outros deixaram os países para onde foram estudar por causa da dificuldade, e neste momento muitos vivem e estudam com muitas dificuldades.

A Guiné-Bissau é o único país do mundo que não paga subsídios de bolsa de estudos a seus estudantes

Bolsa de estudo em qualquer parte do mundo é um investimento que o estado faz, e ninguém investe em nada sem esperança de obter lucros. As instituições públicas precisam dos quadros jovens com ideias renovadoras, com capacidade técnica suficiente para tornar a nossa função pública mais eficiente e eficaz.

Baseando no acima exposto, gostariamos de pedir ao Presidente da República, Primeiro-Ministro, Parlamento guineense e Ministra da Educação para que em conjunto procurem uma solução para este problema que dura já há algumas décadas. Queremos que o governo começa não só a pagar os subsídios de bolsa de estudos, mas também prestar mais atenção aos outros problemas que os estudantes enfrentam.

Bem haja!

Estudantes no exterior"