quarta-feira, 20 de maio de 2015

INICIATIVA PARA A RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE GEBA


Teve lugar no dia 9 de Maio, em Bissau, uma assembleia de Filhos, Netos e Amigos de Geba cujo objectivo centrou-se na sensibilização e mobilização de recursos para a restauração da Igreja de Geba, uma das mais antigas do país e património histórico e cultural da vila de Geba e uma das referências da identidade dos descendentes desta localidade - conhecidos por Kristons di Djiba. A igreja actual foi construída em 1934 e está neste momento ameaçada por uma degradação progressiva que requer a resposta urgente di "djintis di djiba", as quais são reservadas o papel de guardiões deste património.

Esta iniciativa foi lançada pela Diocese de Bafatá e está a ser apropriada pelos seus destinatários, que decidiram assumir o desafio de criar as condições para que dentro de um ano seja realizada as obras de restauração do imóvel e devolver o orgulho que este símbolo representa para a vila e suas gentes.

A assembleia de Filhos, Netos e Amigos de Geba decidiu criar uma organização que vai pilotar a iniciativa, consubstanciada numa Direcção Executiva liderada pelo Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho na Assembleia Geral que tem no Sr. Pedro Vaz o seu presidente e no Conselho Fiscal presidido pelo Eng. Nicacio José Pereira. Estes órgãos foram hoje empossados e mandatados para implementar o programa apresentado pela direcção eleita.

A assembleia geral assumiu em nome de todos os filhos, netos e amigos de Geba no país e espalhados pelo mundo, o compromisso de juntarem-se em comunidade e agir colectivamente para a promoção do património, material e histórico - cultural de Geba e os interesses comuns do seu desenvolvimento social. "Fidjus di Djiba Lanta" é o lema escolhido para a mobilização geral de todos os destinados da iniciativa.

Na assembleia foi apresentada uma mensagem do Bispo de Bafata, que se junta a esta notícia - " Kumpu Igreja di Djiba I Kontinua misson di garandis di no djorson" resume o apelo do pastor da diocese, Dom Pedro Zili.