sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

MAIS PONTAPÉS NOS PROBLEMAS: Queixa-crime contra presidente da federação de futebol da Guiné-Bissau


A liga dos clubes de futebol da Guiné-Bissau prometeu hoje, sexta-feira, 12 de Fevereiro, que vai avançar com uma queixa-crime contra o presidente da Federação de futebol, Manuel Nascimento Lopes (Manelinho), por recusar marcar uma data para a realização da assembleia-geral ordinária do organismo que rege o futebol nacional do país.

A lei prevê que a data seja fixada três meses antes do fim de mandato do presidente. Manelinho termina a 8 de Março próximo, o seu mandato a frente da federação. Mas até hoje não convocou os clubes para acertarem a data das eleições para escolher um novo líder para este órgão.

De acordo com os clubes, estava prevista para hoje uma reunião entre o presidente e alguns dirigentes dos clubes (agrupados na Comissão de Salvação do futebol) para abordar o assunto. Mas tal não aconteceu porque, alegadamente, Manelinho terá dito que não tem tempo para reuniões porque está muito ocupado com as disputas político-partidárias.

“Depois de várias tentativas falhadas, agendou para hoje uma nova reunião para as 15horas. De repente, mandou cancelar tudo alegando que está mais determinado em derrubar o governo de Carlos Correia e afastar Domingos Simões Pereira na presidência do PAIGC, do que está preocupado com o futebol”, disse esta tarde à Rádio Jovem, um alto dirigente do Benfica de Bissau, a saída do Tribunal Regional de Bissau.

Esse dirigente sob anonimato, visivelmente irritado, disse que foi a Tribunal iniciar as diligências para entrar com o processo-crime contra o Presidente por desrespeitar os clubes, as leis e o futebol nacional, já no início da próxima semana.

Manuel Nascimento Lopes é um dos quinze deputados expulsos do PAIGC e que estão em litígio com a direcção do partido. A Rádio Jovem está a tentar obter uma resposta do presidente da federação, mas ainda sem sucesso. Rádio Jovem