terça-feira, 21 de julho de 2015

O bacalhau quer alhoooo


Chama-se Tiago, e chefia, em Bissau a AICEP. Inaugurada há duas semanas, funciona nas instalações da embaixada de Portugal, mas eu acho que a AICEP devia era construir uma sede. Para já, passemos ao que importa. O senhor Bastos, que é também o Dr. Tiago, na sua narrativa adverte para o conhecimento prévio do terreno, garantindo haver oportunidades listadas “na estratégia do Governo” da Guiné-Bissau, nomeadamente nas áreas da agricultura, pescas e serviços, mas as necessidades são muitas e “há um pouco de tudo para fazer”.

E deixou-se ir: “O importante é que os empresários que chegam a Bissau entrem em contacto com a AICEP para terem informações sobre as potencias parcerias e evitarem riscos desnecessários. É fundamental fazer trabalho em parceria e não de forma isolada, em que existem sempre riscos”.

Pois bem, Sr. Dr. Tiago Bastos

Riscos, existem em todo o lado; aldrabões, também. Conheço - posso publicar uma lista mesmo - de muitos europeus, onde se incluem vários portugueses, autênticos aldrabões que se diziam empresários, que vieram à Guiné-Bissau e deram pauladas das antigas aos nossos ricos pobres. Mas também levaram das boas. Alguns ainda nem recuperaram, outros puseram-se a caminho pior do que vieram, enfim, tragédias não faltam nas relações entre Portugal e a Guiné-Bissau.

A AICEP, na sua génese, serve para apoiar os empresários portugueses - certo? Certíssimo, doutor! Então - mas isto sou eu a pensar - o discurso do Tiago devia ser outro. Tipo "eh pá, venham mas não façam mais merdas!, ou um "não venham que esta merda não é de fiar." Ou seja, há merda por todos os lados!

Mon na lama, pé na pot-pot. AAS