quarta-feira, 1 de maio de 2013

Borgonha mas mortu


O 'encarregado de negócios' da embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, 'Noni' Vieira, parece vidrado na embaixada... Foi-lhe dito, por carta, que devia regressar a Bissau. A missão que lhe fora confiada, era complexa, era muita areia para a sua camioneta. Assim, ele falhara. Por outras palavras e sem rodeios: o 'Noni' não serviu com competência. Estávamos no dia 28 de março quando o carteiro tocou. Tinha, por assim dizer, o destino de 'Noni' nas suas mãos. A correspondência foi registada e seguiu friamente rumo ao seu destinatário.

Mas a verdade é que o 'Noni' já não manda nada (nunca mandou) na embaixada. Contudo, todos os dias vai à rua de Alcolena, ali junto ao estádio do Belenenses. Mantém o carro com matrícula diplomática (ainda que esteja cá, em Lisboa, como um imigrante sem papel) e o motorista. E não descarta a menina dos seus olhos: o gabinete. "Tem pedido que lhe paguem três meses de salário", conta uma fonte ao DC. Ainda que tenha feito...nada. E então, senhor conselheiro - e os objectivos, pá?!. Também sonha com o justíssimo bilhete de avião. Por este andar, acho que o 'Nóni' envelhecerá por cá...a engordar o currículum, claro!

Outro que foi nomeado 'ex-conselheiro' de negócios, mas em Paris, foi o Dino...as três ou mais tentativas para tomar a embaixada de assalto, deram em nada. Os guineenses toparam-no. E montaram até guarda à embaixada. E um dia chamaram mesmo a polícia francesa. Estes, claro, não podiam entrar na embaixada mas foram convidados a fazê-lo. Então, lá mimaram o assustado do Dino e levaram-no para fora. E disseram-lhe: "Amigo, você agora está em território francês". A mensagem passou e Dino conformou-se. Ma n'fala, lebsimenti tem na mundo... Humilhado, Dino foi sensato: fez as malas e voltou para casa - e fez muito bem. Dino regressou a Bissau há cerca de um mês. E por lá anda, aos papéis... AAS