sexta-feira, 31 de maio de 2013
O (ir)responsável Nr. 1
"SERIFO NHAMADJO: RESPONSÁVEL Nº 1 DE TODOS OS ENTRAVES DO PAÍS NESTE MOMENTO
Ao Senhor presidente de transição quero apenas dizer isto:
1. Sr. Presidente, por favor, deixa de ser bunda mole.
2. Você está a ser muito prejudicial para a Guiné-Bissau.
3. Tem toda a autoridade para tomar decisões e não está a fazer uso da sua autoridade e poder.
4. Não tem a ousadia de tomar decisões e passa todo o seu tempo em concertações atras de concertações.
5. Porque razão transfere as responsabilidades de formar um novo governo a um 1º Ministro que não tem muitas margens de manobra e de negociação?
6. Porque razão não consegue marcar as datas de eleições gerais, pelo menos para permitir a comunidade internacional organizar-se melhor para nos ajudar?
7. Se o Sr. Presidente não sabe, então fique sabendo, que a marcação da data de eleições não depende da formação de nenhum tipo de governo, este depois de formado, apenas tem que trabalhar para a sua realização.
8. Sr. Presidente, o Mali, onde ocorreu um golpe de Estado, na mesma altura que a Guiné-Bissau, e, apesar de ainda se encontrar em estado de guerra já fixou as datas das próximas eleições para o dia 23 de Julho de 2013. Isto porque entenderam que a transição não faz bem a ninguém, ninguém gosta de estar numa situação de transição, nem de um país para o outro, nem na gestão da família, nem a frente de uma instituição e nem tão pouco num país em crise, sem dinheiro, sem escolas a funcionar, onde os abusos de poder são frequentes e onde o povo está com fome de mudança. O que é preciso fazer é trabalhar para terminar e depressa com esta transição para o país se recompor e poder minimamente ser governado com legitimidade.
9. Sr. Presidente não precisa ter medo dos militares (estes estão encurralados, nem sequer tirar a cabeça conseguem por causa dos satélites americanos), além disso, o Senhor está protegido pela CEDEAO, pela UA e pelas NU.
10. Qual é o seu problema?
Tenho dito!"