terça-feira, 21 de maio de 2013

Trafulhice à guineense


O PAIGC - partido que ganhou as eleições legislativas e tem 67 deputados na Assembleia e, como tal, deveria ser ele a formar Governo... deitou a toalha ao chão. Caiu na manipulação, deixou-se manipular. Assim, o partido dos 'libertadores' ficará com as pastas das Finanças, das Pescas, das Infraestruturas, da Comunicação Social, da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares (sinal de que o porta-disparate saltará...), do Ministério da Economia, da Justiça e do Ministério das Mulheres e da Solidariedade e Luta Contra a Pobreza (que será, presumo!, para fabricar ainda mais pobres.

Quanto ao PRS, a aliança moral e decisiva que teve para com actores materiais do golpe de Estado de abril de 2012, deu finalmente frutos. No frio, esfregam as mãos de contente. Pois ficarão com os ministérios dos Negócios Estrangeiros, dos Transportes, dos Recursos Naturais, Energia e Indústria; e ainda com o ministério da Agricultura, o da Educação e a pasta do Comércio.

No que diz respeito às secretarias de Estado, o PAIGC ficará com as pastas da Cooperação Internacional, Juventude Cultura e Desportos, e do Turismo e Artesanato. O PRS, com as secretarias de Estado para o Tesouro, a Energia e o Ambiente. Serão, assim, 32 os membros do Governo. O PRID ficará com um ministério, e o PND nomeará uma secretaria de Estado. A Aliança Democrática terá também o direito a nomear um secretário de Estado. AAS