sexta-feira, 1 de março de 2013

Durão Barroso pede "regresso à normalidade constitucional" na Guiné-Bissau


O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, pediu, numa mensagem lida em Timor-Leste, à Guiné-Bissau para regressar à normalidade constitucional com um relacionamento entre civis e militares que obedeça aos princípios democráticos. A mensagem de Durão Barroso foi lida pela representante da União Europeia Sylvie Tabesse, na sessão de encerramento da nona reunião dos ordenadores nacionais do Programa Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor-Leste e União Europeia. "A União Europeia continua um parceiro empenhado, solidário e responsável na cena internacional", afirmou Durão Barroso, na mensagem. Segundo o presidente da Comissão Europeia, se todos continuarem a trilhar o caminho da consolidação da democracia, a "União Europeia continuará a ser o parceiro constante, fiável e presente que tem sido ao longo das últimas duas décadas".
 
"Estes são também os votos que fazemos para a Guiné-Bissau. Para a União Europeia urge também que este país retorne à normalidade constitucional com um relacionamento civil-militar que obedeça aos ditames dos princípios democráticos e que possa participar em pleno no esforço comum dos PALOP e Timor-Leste", disse na mensagem. Na reunião, que decorreu entre segunda-feira e hoje, foi também aprovada a Declaração de Díli, na qual os PALOP e Timor-Leste reafirmam a sua vontade política para prosseguir a cooperação com a União Europeia no âmbito daquele programa regional.
 
Na declaração, os PALOP e Timor-Leste manifestaram também solidariedade com o "povo irmão da Guiné-Bissau e urgem que as ações definidas pelos diferentes parceiros, incluindo a União Europeia, no processo de estabilização da Guiné-Bissau sejam implementadas" para que o país possa regressar à normalidade constitucional. Participaram no encontro representantes diplomáticos de Angola e Cabo Verde, a ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Natália Neto, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Henrique Banze, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Constâncio Pinto. A União Europeia esteve representada por uma delegação liderada pela embaixadora Sylvie Tabesse. LUSA