sexta-feira, 15 de abril de 2016

NOTÍCIA DC: Confusão nas hostes jomavistas


O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, está contra a manifestação programada para 19 de Abril, dia em que fala aos deputados e à Nação, no parlamento, com medo de surgimento de problemas, disse ao DC uma fonte bem colocada. A escolha do próximo primeiro-ministro também divide a nado-morta coligação dos jomavistas.

Acaba de terminar em plena confusão uma reunião no palácio da Republica, entre o Presidente José Mário Vaz e os seus apoiantes (PRS, os 15 deputados expulsos e o Grupo “JOMAV Presidente”, tudo devido ao nome do próximo primeiro-ministro, já que o PRS reivindica essa lugar por ser o elemento de maior peso na pretensa coligação montada para a composição do novo Executivo.

Tanto Soares Sambú como Raimundo Pereira não conseguiram o apoio do PRS, que, segundo a nossa fonte "pensa indigitar o seu secretário-geral, Florentino Mendes Pereira para esse posto", o que também não agrada ao presidente José Mário Vaz e o seu grupo de estrategos.

Nomes como Aristides Ocante da Silva e Dionísio Cabi começam a ganhar força no seio dos jomavistas, embora este assunto, longe de obter um mínimo de consenso esteja a criar novos focos de instabilidade no seio deste grupo.

Outra questão que mereceu uma atenção especial neste encontro há pouco terminado de forma inconclusiva no palácio da Republica prende-se com a organização da manifestação prevista para o próximo dia 19 de Abril e neste capítulo o Presidente José Mário Vaz mostrou-se relutante na sua efetivação.

JOMAV pensa - e bem! - que qualquer situação mais grave que eventualmente venha a acontecer nesse dia em virtude do seu discurso na ANP, seria ele o principal responsável das críticas dos seus adversários e inimigos, conforme a sua própria expressão.

Dada a urgência em ultrapassar estas divergências, foi no entanto convocada uma outra reunião de emergência, a ter lugar hoje, ao princípio da noite na “Casa da Pedra” (residência oficial número 2 do PR) e onde se espera, depois das eventuais consultas que vão ser feitas esta tarde, os problemas possam ser ultrapassados
. AAS