domingo, 17 de abril de 2016

OPINIÃO: A presidência do JOMAV é um "case study"


Dificilmente alguém consegue explicar realmente - nem politólogos e menos psicólogos este enigma. Talvez os psiquiatras um dia nos consigam decifrar o segredo fenómeno/homem.

Não há memória de caso igual, a história da Guiné conheceu homens de estado cada um com a sua personalidade e na sua época de mandato, Luís Cabral, presidente da independência, Nino Vieira, presidente do golpe de estado/separação de Guiné e cabo verde, Koumba Iala, presidente da democracia, Henrique Rosa, presidente transição, Malam Bacai, presidente da Democracia, Raimundo Pereira, presidente transição, Serifo Nhamadjo, presidente Golpista e Jomav, presidente dos Golpes de estados constitucionais.

De todos os presidentes, a presidência do Jomav é a mais perturbadora e perigosa do ponto de vista da democracia e desenvolvimento.

Se não vejamos:

- A nossa democracia está ameaçada porque as instituições pilares da fiscalização do cumprimento cabal do funcionamento do país está tudo baralhado e confuso, STJ, MP, TC, ANP, SINDICATOS, CONFEDERAÇÕES, CÂMARAS DE COMÉRCIO, SOCIEDADE CIVIL, etc, etc.

- O desenvolvimento está parado e estagnado. Tantos projetos elaborados e estudos feitos antes e depois da mesa redonda estão nas gavetas. Tantos fundos e dinheiros bloqueados . Os pequenos e grandes investimentos de empresários nacionais e estrangeiros suspensos/parados.

Alguém no seu perfeito juízo razoável percebe e compreende está presidência do Jomav? Como pode um homem supostamente com boas intenções para o seu país deixar embrulhar nessa teia de incompetência e maquinações políticas?

Todos e sem exceção sabemos e conhecemos as motivações que estão por traz de tudo isso. Como é possível um país estar todo neste momento entretido e saboreando o Vinho de Cajú(época de cajú), e nas nossas barbas alguém vai uridinhado e cozinhando a nossa maneira uma boa Cafriela que nos vai Engasgar a todos?

O Presidente Koumba foi afastado da presidência por unanimidade por todas as franjas da sociedade e até onde é impensável que tal aconteça nos quartéis por se considerar que o homem não estava altura e preparado para desempenhar a função de presidente da república.

Onde esta diferença entre estas duas figuras?

Koumba:

Contra:

- Tribalista e desorganizado e sem conhecimento do funcionamento do aparelho de estado, impulsivo e desconcertante e implacável com adversários políticos.

A favor:

- Decidia por sua cabeça, não tinha projeto económico de riqueza pessoal e nem amigos, não gosta de intrigas, não tinha invejas de ninguém, não tinha nenhum processo judicial de desvios de fundos públicos, não lhe são conhecidas nenhuns bem imóveis após de sair da presidência.

Jomav:

Contra:

Traiçoeira, Invejoso, Intriguista ,Fingido, mal preparado para funções, projeto económico próprio e para Entourage , processo de julgamento de desvio de fundos públicos, bens e imóveis adquirida no exercícios das funções governativas é perturbador é responsável principal por esta paralisação do país.

A favor:

Nada.

Leitor indentificado