sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

URGENTE/NOTÍCIA DC: Bissau está tensa...


A situação na Guiné-Bissau está numa aparente e enganosa calma, mas na verdade parece periclitante. Neste preciso momento, segundo uma fonte do DC, estão reunidos em casa do Luis Oliveira Sanca, toda a quadrilha que compõe a ala dos dirigentes expulsos do PAIGC - confirmada agora por uma deliberação da ANP.

Para o analista atento, em Bissau, "a qualquer momento a situação pode descambar" de forma a levar o país ao recrudescer de uma crise que teve o seu inicio desde o derrube, pelo PR JOMAV, do governo do PAIGC liderado por DSP.

Consta que todas as casernas militares estão em alerta, ao mesmo tempo que uma fonte militar me confidenciou que "não há controlo nas Forças Armadas", havendo "grupos pró e contra."

Tanto assim é, que o PR se encontra fora de Bissau, como de resto é costume - saiu de Bissau desde quinta feira. Tudo indica que o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General Biague Natam, também se encontra ausente da capital.

Há uma certeza, algo vai acontecer, e pode ser antes mesmo ou depois do esperado debate do Programa do Governo na próxima semana. Se tudo continuar e a crise descambar, a consequência poderá resultar na matança de muita gente. AAS