terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carlos Gomes Jr, em pico de popularidade


Fonte: África Monitor

A sua popularidade interna atingiu níveis descritos como “manifestamente superiores” a outros momentos da sua vida política. O fenómeno, de verificação simples, tendo em conta a sua expressão, é considerado reflexo de sentimentos de nostalgia avivados por comparações entre os “bons tempos” da sua governação e a instabilidade em que o país entrou em Abril de 2012 no seguimento de um golpe de Estado de facto destinado a impedir a realização da segunda volta de uma eleição presidencial em que a sua vitória era amplamente esperada.

A grandeza da sua popularidade é tal que entra em jogos e cálculos políticos. O actual Presidente, JOMAV, terá reagido apreensivamente a notícias de uma reaproximação recente (em Lisboa) do antigo PM com Domingos Simões Pereira (DSP).

No seu suposto juízo, a iniciativa poderia prenunciar uma aliança entre ambos, capaz de vir a dar lugar a uma futura candidatura do ex-PM à Presidência, no quadro de um regresso do próprio DSP ao cargo de PM, de que foi afastado por JOMAV.

O antigo PM, considerado antes muito próximo de JOMAV, distanciou-se entretanto do mesmo por efeito de descontentamentos pessoais e políticos. Pelas mesmas razões afastara-se antes de DSP – de que agora se reaproximou.