domingo, 31 de janeiro de 2016

OPINIÃO: Karina Gomes - Uma Benção para a Guiné-Bissau


Sábado, 30/01/16 - Dia das Mulheres da Guiné Bissau.

"Tive o privilégio de assistir in-loco ao concerto da nossa rainha Karina Gomes, no salão Olga Cadaval na bonita sala dos espectáculos de Sintra. Confesso que fiquei deveras orgulhoso e encantado com a menina.

O cenário montado, uma organização nunca vista nos nossos habituais espectaculos (onde a desorganização e o amadorismo andam de mãos dadas), de repente pensei que estava na salão errado. Normalmente o requinte da elegância e organização, só se encontram nos salões nobres de artistas de ópera.



Este espectáculo foi uma demonstração cabal do talento que a Guiné-Bissau tem em todas áreas. Foi bonito ver a disciplina, a organização, a postura e o grande profissionalismo empregue em cada uma das músicas cantadas, o deslizar sensual do seu corpo (mesmo vestida de calça) não lhe retirou beleza/desenho do seu corpo.

Nota-se que a menina é estudiosa e investigadora da música, (aquilo que pouco dos nossos artistas fazem), a maneira doce e clássica como interpreta os clássicos dos anos 70 do José Carlos é de louvar e admirar. Onde verdadeiramente demostrou que está a anos luz, tocou TINA e em algumas músicas entrou com KORA que verdadeiramente deu outra dimensão clássica às suas músicas e que me fez compará-la a artista da dimensão mundial como a famosa Gambiana/Inglesa Sona Joabareth, Afromandinga, que está encantar o mundo com a sua guitarra/KORA.

A Karina Gomes está de parabéns, e parece preparada e merece grandes salões nobres para mostrar que existe um país pequeno no tamanho, mas grande na fama (Mama Djombo).

C. B.
"