quinta-feira, 2 de julho de 2015

COMBATE À CORRUPÇÃO: Ninguém manda na Procuradoria Geral da República


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, terá feito saber que assim que regressar ao país (encontra-se fora há mais de três semanas) irá apresentar-se no Ministério Público para ser ouvido num processo pela sua desastrosa passagem pela secretaria de Estado das Pescas no período nefasto da 'transição'.

Ditadura do Consenso sabe que agentes da Polícia Judiciária estiveram mesmo no palácio do Governo a fim de cumprir o mandado de detenção - mas o ministro estava na altura na África do Sul. Tal facto deixou o primeiro-ministro bastante desconfortável e irritado.

Uma fonte bem colocada adianta ainda que, para além de fortes indícios de práticas de corrupção na passagem pelas Pescas, suspeita-se que Mário Lopes da Rosa terá 'comprado' a pasta dos Negócios Estrangeiros tendo como intermediários duas históricas figuras do PAIGC. O ministério Público quer tudo limpinho, limpinho, limpinho...

Lopes da Rosa pretende com essa intenção, evitar uma detenção pública a exemplo do que aconteceu com o seu colega de Governo, Idelfrides Fernandes, suspeito da venda de passaportes de serviço a cidadãos chineses, tendo para o mesmo efeito sido já ouvidos o embaixador da Guiné-Bissau na China, Malam Sambu, e o cônsul John Lo.

O mote para que a PGR apressasse as diligências foi dado pelo próprio Presidente da República, José Mário Vaz, na véspera do 1º de maio: "Há muita corrupção na governação", disparou JOMAV. E quando um Presidente da República fala assim, claramente... AAS