terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Guiné-Bissau apoia "incondicionalmente" candidatura de Cristina Duarte à presidência do BAD



José Maria Neves recebeu o seu homólogo guineense, Domingos Simões Pereira, no Palácio do Governo, na cidade da Praia (Foto: Gab. PM de Cabo Verde)

O primeiro-ministro guineense garantiu hoje, na Cidade da Praia, o apoio “inequívoco e incondicional” da Guiné-Bissau à candidatura da ministra das Finanças cabo-verdiana, Cristina Duarte, à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A garantia de Domingos Simões Pereira, que cumpre hoje o primeiro de três dias de uma visita oficial a Cabo Verde, foi dada no final de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves. As eleições para a presidência do BAD estão marcadas para 28 de maio próximo.

Cristina Duarte anunciou a candidatura em outubro de 2014 e, desde então, vários têm sido os esforços conjuntos da presidência da República, Governo e partidos de oposição para lhe dar visibilidade. Além da candidatura de Cabo Verde à presidência do BAD, liderado atualmente pelo economista ruandês Donald Kaberuka, as eleições contam como sete outras, oriundas do Chade, Etiópia, Mali, Nigéria, Serra Leoa, Tunísia e Zimbabué.

Cristina Duarte, 52 anos, passou pela administração pública antes de chegar ao Governo, de onde transitou, depois, para o Citibank (Quénia e Angola), tendo ainda feito vários serviços de consultoria em organismos internacionais.
Nasceu em Lisboa, a 02 de setembro de 1962, mas acabou por fazer os estudos primários e os primeiros anos do secundário em Angola, onde viveu até aos 12 anos.

Quando se dá o 25 de abril de 1974, a família instala-se em Cabo Verde, aí terminando o liceu. Cristina Duarte regressa a Portugal para se licenciar em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e, no início dos anos 1990, parte para os Estados Unidos, onde tira mestrados em Gestão de Empresas e em Gestão Internacional, ambos na Universidade do Arizona. Lusa