domingo, 11 de janeiro de 2015

A caminho do BAD: Cristina Duarte na lista das 100 pessoas mais influentes de África em 2014


Cristina Duarte, Ministra das Finanças e do Planeamento está na lista das 100 personalidades mais influentes de África no ano 2014. Esta avaliação é feita pela revista Financial Afrik, que coloca a governante no 12º lugar da lista geral, e no 2º da categoria de “Decisores Públicos”.



A mulher que monitorou durante todos esses anos o sistema financeiro cabo-verdiano e apresentou em meados de Junho a sua candidatura à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), é considerada hoje por esta revista económica Africana como a “artesã da renovação de Cabo Verde”.

Cristina Duarte, que está no 2º lugar da categoria de “Decisores Públicos”, é antecedida por Sidi Ould Tah, Ministro da Economia e Desenvolvimento da Mauritânia, considerado o arquitecto das grandes reformas em assuntos do meio ambiente.

A lista das 100 personalidades mais influentes de África no ano 2014, é liderada pelo economista Ruandês Donald Kaberuka, actual Presidente do Banco Africano do Desenvolvimento. Segue-se o guineense Carlos Lopes, Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para a África.

De acordo com a Financial Afrik designar as 100 personalidades africanas mais influentes tem como objectivo estimular o debate sobre pessoas que fizeram notícia, principalmente no domínio da actualidade económica e financeira africana. A revista sublinha ainda que a intenção é “lembrar os homens e as mulheres que nas suas posições têm contribuído para a transformação de África”. Financial Afrik criou dez categorias separadas, nomeadamente os vectores de integração, os decisores públicos, histórias de sucesso, os empresários africanos no mundo, gestores de grandes grupos, os titulares de novas ideias entre outros.

Recorda-se que consolidar os ganhos e construir um novo paradigma de transformação do banco a que atribui um papel relevante ao desenvolvimento africano conseguido na última década, são algumas das motivações da candidata Cristina Duarte á liderança do BAD que acontece em Maio de 2015.

A diplomacia e boa avaliação de Cabo Verde também são outros impulsionadores desta candidatura que elege como elemento fundamental da sua plataforma eleitoral a aposta em novos mecanismos de financiamento, descentralização e avaliação de desempenho. Cristina defende ainda que a sua candidatura é representada por um "país pequeno, credível e lusófono" que pretende levar à presidência da instituição financeira africana.

Quem é Cristina Duarte?

Cristina Duarte, ministra cabo-verdiana das finanças e planeamento tem já um percurso internacional. E licenciada em Economia pela Universidade técnica de Lisboa, e mestre em Gestão Internacional no Arizona, Estados Unidos. Iniciou a carreira na Administração Pública com 21 anos.

Foi coordenadora da Unidade do Projecto de Privatizações, consultora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Do curriculum consta ainda o cargo de directora geral do Ministério do Desenvolvimento Rural e Pesca em Cabo Verde, e vice-presidente do Citibank em Angola e no Quénia. A Semana

Segue o link para acederem à noticia em questão: http://www.financialafrik.com/2014/12/30/les-100-qui-ont-fait-bouger-lafrique-en-2014/#more-24469