domingo, 4 de janeiro de 2015

Angola reafirma apoio à estabilidade da Guiné-Bissau


O Executivo angolano reafirma apoio total às iniciativas e programas que visam a estabilidade, pacificação e desenvolvimento da Guiné Bissau, declarou sábado, em Brasília, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Ao falar à imprensa angolana, o ministro afirmou que a Guiné Bissau constitui actualmente uma das principais preocupações da CPLP. Acha que o país deu um passo significativo, com a realização de eleições e concomitante a formação de um novo governo.

Afirmou que a solução na Guiné Bissau passa, essencialmente, pela promoção do diálogo interno e na reforma das forças de defesa e segurança.

Explicou que a reforma implica alguma coordenação entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( CPLP).

Lembrou que Angola durante muito tempo ajudou a Guiné Bissau, até que se retirou depois do Golpe de Estado.

“Angola está disposta a ajudar a Guiné Bissau, mas precisa da coordenação entre a CEDEAO e a CPLP para determinar a ajuda a dar no quadro político ou outro”, disse. O ministro considera ainda que é necessária a mobilização de fundos para pagar as tropas que vão passar à reserva e recrutar e formar os próximos elementos que farão parte das Forças Armadas.

“Angola nunca abdicou da ajuda à Guiné Bissau. Precisamos apenas de um quadro político que permita continuar a prestar ajuda”, concluiu. AngolaPress