terça-feira, 27 de janeiro de 2015

TACV retoma ligação com Bissau




Esta é uma das primeiras novidades saídas do encontro de trabalho entre os dois primeiros-ministros e respectivas delegações governamentais, tendo o Primeiro-ministro, José Maria Neves avançado que “os TACV preparam-se para retomar as ligações aéreas entre Praia e Bissau. Sobre a reunião, José Maria Neves considerou “histórica” porque marcam a “retoma” das relações bilaterais entre os dois países e assinalam a vontade mútua no reforço das relações comerciais entre Cabo Verde e Guiné-Bissau.

E para que hajam trocas comerciais há que reforçar, obviamente, as ligações aéreas e marítimas entre os dois países, daí que José Maria Neves tenha afirmado em conferência, após os encontros de trabalho, que “os TACV preparam-se para retomar os voos de ligação” entre as capitais dos dois países, ligações essas que haviam sido interrompidas no período político mais conturbado que se viveu recentemente naquele país vizinho e irmão.

Segundo Neves “estão a ser preparadas as condições e logo que elas estiverem preparadas os voos retomar-se-ão. Mas eu gostaria que fossem retomados os voos o mais rapidamente quanto possível”.

Outra prioridade ao nível dos Governos tem a ver com o reforço das ligações e, consequentemente, as trocas comerciais entre os dois países. “Temos de trabalhar fortemente para ver que condições podemos criar internamente para ligações marítimas Praia/Bissau”, salienta o Chefe do Governo das Ilhas.

Por seu lado, Domingos Simões Pereira sublinha esta vontade de poder contar com o apoio de Cabo Verde neste “novo percurso” da Guiné-Bissau, rumo á estabilidade e o desenvolvimento, e “que pode ser feito em conjunto, juntando as nossas sinergias, sendo capazes de explorar as várias oportunidades que se oferecem”. Gab. Com. PM Cabo Verde