quarta-feira, 1 de maio de 2013

Guiné-Bissau: Taciana Lima conquista 1ª medalha de ouro


Taciana Lima Baldé, uma judoca nascida no Brasil mas que é cidadã da Guiné-Bissau, arrecadou, em Maputo, a primeira medalha de ouro do país e da África a Sul do Sara, no Campeonato Africano de Judo, na categoria de ligeiro (menos de 48 quilos). Agora, sonha continuar a competir pelo país africano e chegar até aos Jogos Olímpicos de 2016, que se irão realizar no Brasil. Taciana Lima, a judoca de 29 anos, criada pela mãe e pelo padrasto, nunca conheceu o pai até que em 2007, a mãe lhe deu o nome do progenitor, Oscar Suca Baldé. Depois de algumas pesquisas, ela descobriu que o pai era o ministro das Pescas da Guiné-Bissau e resolveu entrar em contacto com ele.

Conheceram-se pessoalmente cinco anos depois e ela optou pela nacionalidade guineense. Com o sonho de competir num Mundial ou nos Jogos Olímpicos, Taciana teria essa tarefa dificultada no Brasil, pela sua adversária directa, Sara Menezes, que a derrotou na qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2007. Neste momento em 31.º lugar no ranking mundial, a judoca tinha consciência que o Campeonato Africano funcionaria como uma boa rampa de lançamento para chegar ao Mundial no Brasil e às Olimpíadas.

Foi em Maputo que disputou a sua primeira competição como guineense, conseguindo ficar no primeiro lugar do pódio, depois de ter derrotado a bicampeã do torneio, a tunisina Hela Ayari, e a angolana Sabrina Saidi, na final. Pela primeira vez, um país da África a Sul do Sara uma campeã na categoria de ligeiro. Taciana Lima está já qualificada para o Mundial, que se realiza em Setembro, no Rio de Janeiro. Quanto aos Jogos Olímpicos, ainda terá de continuar a competir e a somar pontos com o seu quimono da Guiné-Bissau e o seu novo nome, Taciana Lima Baldé. LusoMonitor