sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sem rede*

Isto não está para brincadeiras. E quem diz o contrário é tolo. Há um ditado de que vagamente me lembro: quando chamas uma criança para conversar, apenas queres dizer-lhe as verdades. Mas, aqui, a verdade perturba qualquer criança. E deixa-lhe marcas para a vida. Olhe para o lado e diga-me o que acha.

Agora, imagine esta perguntinha: «Quem manda hoje no País?». Você, caro leitor, que resposta daria?. Se respondesse «o Governo», estaria ‘quadradamente’ enganado, para além de perder o nosso jackpot: 18 milhões em notas de euro falsas como Judas, ou, em contrapartida, o valor igual em cocaína. Da boa (é que neste aspecto não estamos para brincadeiras...). Para além disso, ainda corria o risco de ser rotulado de pateta. Um entre o milhão de patetas-analfabetos que gravitam à nossa volta e que foram genialmente fabricados pelo PAIGC – o partido ‘libertador’.

Se respondeu «os militares», acertou! Nem mais. Mas atenção: não é de hoje que isto acontece. Os militares sempre mandaram. Põem e dispõem. Furam, fiam e fazem.

Bubo/Papa vs EUA

O contra-almirante Bubo Na Tchuto, acusado ontem, 8 de abril, pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América de ser «um dos cabecilhas do narcotráfico» internacional - a par do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Papa Camará - foi hoje voluntariamente à Procuradoria-Geral da República dizer de sua justiça: que é tudo falso, que não tem conta nem bens nos EUA. Que nada sabe e que nunca participou do tráfico de drogas.

Neste caso, esta batata quente fica inteirinha nas mãos da PGR. E nas de quem manda no país: a mesma tropa de que, orgulhosamente, Bubo faz parte.

Porém, Bubo Na Tchuto disse duas coisas que me deixaram altamente preocupado:

A dado passo da sua conversa com os jornalistas, ar sereno, confiante mesmo, Bubo apontou até as datas das muitas viagens que foi fazendo por esse mundo fora, incluindo à Europa – Espanha e Portugal, onde, disse, tomou parte numa conferência. E mais: que em tempos, fora à América em visita oficial.

Depois, fez uma acusação gravíssima: que «foi tudo montado cá, na Guiné-Bissau, e depois passada a informação para Portugal». Portugal – reparem bem... Outra batata quente, desta feita para o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior (Portugal estar-se-á nas tintas, presumo). Aguardo pacientemente que isto afunde de uma vez por todas.

P.S. – Para o Mutaboba: Gostei da excitação, mas não foi desta...

* Sei que me querem. Mas eu também quero tanta coisa... uma coisa é certa: se morrer às mão de bandidos, deste Estado falhado, não terei morrido em vão. António Aly Silva