domingo, 10 de abril de 2016

OPINIÃO: Carta para João Bernardo Vieira


Diz-se nas nossas tradições ancestrais que: Si bu nomi naliu, bu nhani.

O teu tio foi um lendário guerreiro e temível homem do mato. Está registado às mais belas façanhas protagonizado por Nino/Kabi nas matas do Sul da Guiné. Militar sério e determinado . Dizem aqueles que estiveram perto dele, que era um homem temível um guerrilheiro intratável que conduziu as mais ferozes lutas nas matas do Sul contra tropas portuguesas. Adorado e reispeitado por militares e temido pelo militares portugueses.

Caro João,

Se herdares a coragem do guerrilheiro temível e abnegado do teu tio para o desenvolvimento do teu país, vá para frente e não olhe para trás e não deixa amedrontar. Na velha cartilha da escola política dos países do leste do então,
Dizem os antigos alunos, entre várias técnicas ensinadas a principal era; Num golpe de estado ou a eliminação dos adversários políticos, não deixar os Futuros Herdeiros e a ordem é matar tudo até crianças. Dito isto, na geração Vieristas talvez és o alvo a abater.

Dizem alguns que és voluntarioso e outros impostor e atrevido. Bom sinal estes adjetivos . Eu digo, és ambicioso, inteligente, modernista e uma visão extraordinária para o desenvolvimento do teu país. O teu protagonismo no governo e partido está na base dessa perseguição.

Alguns já te veem como o futuro líder no Paigc pôs DSP e eu aposto nessa previsão. Tens qualidades e jovem comprometido com o seu país. Não vejo mal nenhum nisso e não tens culpa de teres os atributos que tens.

Esta perseguição que estás a ser alvo, além de maquiavélico é covarde e muito mesquinho. Enquadra-se no plano traçado para eliminar todos aqueles que representam ameaça no presente e futuro para aqueles que à anos sequestraram o nosso desenvolvimento para os proveitos próprios.

Uma vez alguém perguntou o líder do Paigc/DSP sobre o que ele achava do João Bernardo, ele(DSP), respondeu assim: Ele é o nosso Cristiano Ronaldo. Esta frase disse tudo.

Meu caro,

Nesta tua curta carreira política e governativa, vais ter que ultrapassar muitas barreiras no caminho. Faço votos que tenhas a sabedoria e sapiência de fintar estes obstáculos à semelhança que o lendário KABI fez nas matas da Guiné contra todas as armadilhas internas e do colonialismo português.
Deus - te abençoe

Leitor indentificado