quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Ministro do Comércio e Indústria visita Portugal


Vicente Fernandes, ministro do Comércio e Indústria da Guiné-Bissau, esteve na passada segunda-feira em Paços de Ferreira. O governante guineense visitou a Associação Empresarial, acompanhado pelo chefe de gabinete Moisés Lopes dos Santos e por Nilson Silva, presidente da Casa da Guiné-Bissau em Portugal.

A visita teve como objetivo estreitar laços e acertar pormenores para a assinatura de um protocolo que inclui a transferência de tecnologias nas áreas do mobiliário, serralharia, confeção têxtil e carpintaria. Em vista está ainda a instalação de unidades fabris destes setores na Guiné-Bissau.

O protocolo servirá de ponte entre os dois países, solidificando a boa relação já existente. Para além disso, permitirá desenvolver equipamentos, tecnologias e a atividade industrial. Um dos planos passa também pela instalação de um centro de formação profissional nas mais diversas áreas, de onde podem vir a sair técnicos eletricistas, mecânicos, carpinteiros, marceneiros e costureiros, entre outros.

José Ribeiro, diretor-executivo, e Rui Carneiro, presidente da AEPF, manifestaram interesse em colaborar na organização da Feira Internacional da Guiné-Bissau, algo que está nos planos do governante daquele país.

A comitiva conheceu as instalações da AEPF e a PilarBox, a casa modular e habitável inaugurada na última edição da feira de mobiliário e decoração da Capital do Móvel. Vicente Fernandes reiterou o convite à AEPF para uma missão empresarial à Guiné-Bissau, que poderá acontecer já no primeiro semestre do próximo ano. Imediato.pt