quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cinco Séculos de Coleccionismo, e arqueologia do cinema da Guiné-Bissau


A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, convida David Ekserdjian, professor de História de Arte e Cinema na Universidade de Leicester, para conduzir a conferência "Colecção Wentworth-Fitzwilliam: Cinco Séculos de Coleccionismo".

O encontro, marcado para hoje às 18h no Auditório 3, acontece no âmbito da exposição patente na sede da Fundação, um "best of" da colecção começada por Thomas Wentworth, 1.º conde de Strafford e ministro do rei Carlos I de Inglaterra, em 1630, e representada na sua maioria por retratos e paisagens. As obras podem ser vistas até 28 de Março de 2016, todos os dias (excepto terça), das 10h às 18h. O bilhete custa 5€; ao domingo, a entrada é gratuita.

Guimarães faz a arqueologia do cinema da Guiné-Bissau

Os anos da luta pela independência da Guiné-Bissau foram tempo de produção cinematográfica, da qual restou um arquivo, à guarda do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual (INCA), em Bissau, que são a memória de um país em construção.

São filmes acabados e inacabados, gravações de áudio e cópias de filmes doados por países que apoiaram a luta, cuja arqueologia será o mote para a quarta edição dos Encontros para Além da História, que começam hoje no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

O evento incluiu projecções e debates, num program que se estende até sábado e tem curadoria de Filipa César e Tobias Hering, que, desde 2012, têm acedido àquele arquivo, contando com a participação de vários criadores, curadores e investigadores. Público