terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Controlada: Guiné-Bissau controlou inflação em 2015


A Guiné-Bissau manteve nos primeiros 11 meses de 2015 a inflação sob controlo, em 1,1%, abaixo da meta fixada pelo Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO), disse hoje o diretor da instituição. Aladje Fadiá procedia ao balanço das atividades dos bancos comerciais da Guiné-Bissau, supervisionadas pelo BCEAO, e o desempenho macroeconómico do país durante 2015.

Entre os critérios de convergência da União Económica e Monetária da Africa Ocidental (UEMOA), da qual a Guiné-Bissau faz parte com mais sete países, Bissau conseguiu "bons desempenhos em dois", indicou Aladje Fadiá.

A inflação controlada e um bom desempenho a nível da balança de pagamentos são os dois critérios e que a Guiné-Bissau registou melhorias em 2015.

"Até ao mês de novembro a inflação registada na Guiné-Bissau é de 1,1%, abaixo da meta fixada pelo Banco Central que é de manter a estabilidade do preço com uma variação máxima de 2%", adiantou o diretor do BCEAO na Guiné-Bissau.

Em relação à balança de pagamentos, a melhoria se deveu a boa campanha da comercialização da castanha do caju (principal produto de exportação do país), o que permitiu ao país arrecadar o equivalente a mais de 130 milhões de euros no Tesouro Público, disse Fadiá.

Com esse dinheiro o país tem assegurado a sua capacidade de garantir as importações de bens e serviços para, pelo menos, 11 meses, indicou o diretor do BCEAO.

Aladje Fadiá afirmou que os bancos comerciais "até podem emprestar dinheiro ou financiar a atividade económica", mas ressalvou que tudo terá que ser dentro das regras de concessão de crédito.

A reunião de hoje ocorre trimestralmente e serve para o balanço das atividades dos bancos comerciais na Guiné-Bissau, dentro das regras definidas pelo BCEAO. Lusa