domingo, 27 de dezembro de 2015

Cabo Verde: PM e membros do Governo homenageados pelos imigrantes


O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, as ministras Cristina Fontes Lima, Janira Hopffer Almada e Marisa Morais e a Diretora Geral da Imigração, Carmen Furtado, foram alvos, esta tarde 21 de Dezembro de 2015 de uma singela homenagem por parte da Plataforma das Comunidades Imigradas (PCA).

Um gesto que muito agradou aos homenageados que, na voz do Chefe do Executivo agradeceram pelo facto de tal gesto significar o reconhecimento “pelo bom trabalho e diálogo” desenvolvido com a plataforma e em prol das comunidades imigradas em Cabo Verde.


Tony Parker Danso, com o primeiro-ministro José Maria Neves, e as ministras Cristina Fontes Lima e Marisa Morais

Este, considera Neves, é o reconhecimento e a confirmação do trabalho e do diálogo que as várias governações lideradas por ele fizeram em prol de uma maior integração das várias comunidades imigradas deste país.

o PM salienta, sobretudo, o facto de a Ministra da Administração Interna, Marisa Morais, estar a ser igualmente condecorada, sendo que deverá ser “um facto inédito no mundo” e comprovador deste diálogo que sempre existiu entre o Executivo e os imigrantes.

O facto dos sucessivos governos de José Maria Neves terem na sua constituição um ministro-adjunto responsável pela pasta da imigração mostra esta perspectiva diferente e integradora das diferentes comunidades, como referenciou o próprio Chefe do Governo.

O PM recorda ainda os esforços do Executivo na regularização de imigrantes ilegais no país e que estará, também, na base deste singelo gesto da Plataforma dos Imigrantes em Cabo Verde,

José Maria Neves destaca o facto de mais de 80% dos imigrantes estarem empregados e considerarem-se bem integrados no nosso país e lembra que Cabo Verde vai-se tornando um país mais rico pela cultura, língua e forma de estar daqueles que vêm viver e conseguem integrar-se, e sublinha que a génese do Cabo-verdiano é essa combinação de culturas e de civilizações e que Cabo Verde é precisamente o resultado disso.

O Chefe do Governo aproveita para lembrar aqueles que todos os dias os milhares de imigrantes que todos os dias se aventuram ao mar desconhecido, arriscando as suas vidas à procura de uma vida melhor.