quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mostra de filmes da Guiné-Bissau em Cabo Verde com Flora Gomes e Sana Na Hada


A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) promove, a partir deste mês, um ciclo de cinema da Guiné-Bissau em que serão exibidos seis filmes, quatro de Flora Gomes e dois de Sana Na Hada.

Segundo o cineasta cabo-verdiano Júlio Silvão, a I Mostra de Cinema "Guiné-Bissau em Cabo Verde" visa dar a conhecer a filmografia guineense no arquipélago e enquadra-se nas celebrações do 40.º aniversário da independência do país, a comemorar a 05 de julho próximo.

Júlio Silvão adiantou que está prevista a possibilidade de se realizar uma iniciativa idêntica em Bissau, mas com filmes de realizadores de Cabo Verde.

A iniciativa vai decorrer de 30 de junho a 04 de julho no Cinema da Praia e conta com o patrocínio da Presidência da República cabo-verdiana e da edilidade praiense e com o apoio do Consulado da Guiné-Bissau e da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde.

Flora Gomes está representado na mostra com os filmes "República de Meninos" (2014), a exibir a 30 de junho, "Os Olhos Azuis de Yonta" (1992), a 02 de julho, "Mortu Nega" (1992), dia 03, e "Nha Fala" (2000), a encerrar a mostra, dia 04.

Por seu lado, os dois filmes de Sana Na Hada são "Xime" (1994), a 01 de julho, e "Bissau de Isabel" (2005), dia 03. A mostra contará com a presença do presidente do Instituto de Cinema da Guiné-Bissau, que se faz acompanhar de um produtor/realizador. Lusa