segunda-feira, 8 de junho de 2015

CASO PASSAPORTES: PM da Guiné-Bissau quer justiça


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira lamentou a situação que envolve o secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, detido na passada Quinta-feira, 4, e libertado no sábado, 6, mas sem qualquer decisão judicial.

Sem entrar em detalhes, Simões Pereira disse que não podia ficar indiferente ao caso em que está envolvido um membro do seu Governo, mas reiterou “confiar e esperar que a justiça seja feita”.

Até agora desconhece-se a base da libertação do secretário de Estado das Comunidades, que se encontrava na sede da Polícia Judiciária em Bissau, mas a VOA sabe que tem havido muitas pressões por gente bem colocado do seu partido, o PAICG, no poder, para a sua libertação por considerar que ele padece de graves problemas respiratórios. Aguarda-se a qualquer momento uma reacção das autoridades policiais e judicais.

Em determinados círculos, nomeadamente observadores e fontes do poder judicial, estranham a soltura do Governo e temem que a impunidade continue a marcar pontos no país, depois de restabelecida a ordem constitucional há mais de um ano

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado pelas autoridades policiais e judiciais de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Recorde-se que meses atrás, muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, com a assinatura de Gomes Fernandes, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei. Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, saído do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012. Entretanto, ele tinha ocupado o mesmo cargo no Governo de Carlos Gomes Júnior.