segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Todos contra a impunidade
Uma conferência organizada pela Liga Guineense de Direitos Humanos (LGDH) vai juntar em Bissau, nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro, organizações não-governamentais guineenses e especialistas internacionais para discutir o papel da sociedade civil na luta contra a impunidade.
Durante a conferência, será apresentado o estudo sobre «40 Anos de Impunidade na Guiné-Bissau», resultado de um inquérito realizado ao longo de 2013, pela LGDH em todo o país, em parceria com a organização portuguesa Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) no âmbito de um programa apoiado pela Delegação da União Europeia.
A conferência internacional abre com a apresentação de uma peça teatral pelo grupo guineense Os Fidalgos, no dia 10 de Dezembro, no Centro Cultural Franco-Guineense, às 18h00. A abertura oficial do programa, no dia 11 de Dezembro às 09h00, terá lugar no Auditório do Hotel Coimbra. Todos os outros debates acontecerão nos dias 11 e 12 na Casa dos Direitos.
No dia 11, será apresentado o documentário “Testemunhu di aonti ku di aos”, com depoimentos de cidadãos guineenses sobre a experiência da impunidade. Os trabalhos prosseguem com vários debates em torno do mote da conferência, nomeadamente: “Violência politica e conflitualidade social”, “Corrupção e crimes económicos”, “Violência contra mulheres e crianças”, “Luta internacional contra a impunidade” e “Justiça e impunidade institucional”.
Entre os participantes internacionais inclui-se o jornalista e activista moçambicano Marcelo Mosse, fundador do Centro de Integridade Pública (CIP), e o académico e ex-senador do Ruanda, José Kagabo, que apresentarão as experiências dos respectivos países. Será também apresentado um documentário que recolhe testemunhos de experiências de combate à impunidade pela sociedade civil em países e contextos tão diversos como o Peru, o Brasil, a Croácia, o Zimbabwé, Moçambique e a Espanha.
Contactos:
6631152/5531152