segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Temos Nobel


"Tornei-me num crítico ferrenho de José Ramos Horta, por eclusiva culpa dele, pois não podia aceitar que um prémio nóbel (de paz) padecesse de tamanha miopia, ou pior, fechasse os olhos à tirania, aos atropelos, aos assassinatos e a todo o tipo de barbaridades que se tornaram no triste e infeliz quotidiano do pobre povo da Guiné-Bissau. Apesar da minha incredulidade perante aquilo que parecia não só ser aceitação mas, sobretudo, a "compreensão" de Ramos Horta dos acontecimentos sempre acreditei que um dia ele não toleraria mais.

Na verdade, o relatório que agora apresentou às Nações Unidades e a sua última entrevista fizeram emergir aquele que deve ser o verdadeiro PRÉMIO NOBEL DE PAZ.

Sem hipocrisias nem demagogias, estou aqui a FELICITA-LO por esses dois momentos.

Alguém dirá, ah!, Isso foi sempre o que se disse e que estava claro. Tá beem, mas é sempre bom e faz sempre bem ouvi-lo do Sr. amos Horta. E mais: O Secretário Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas ficam informados do que passa hoje na Guiné-Bissau. As instituições e toda a comunidade internacional estão e ficam assim mais e melhor informados da realidade brutal que atinge hoje as pobres populações daquele país.
A Grande questão é: E AGORA?

Há MEDO GENERALIZADO, os DIREITOS HUMANOS sâo ESPEZINHADOS, as LIBERDADES FUNDAMENTAIS são ATROPELADAS, NÃO HÁ LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO nem LIBERDADE DE IMPRENSA. E AGORA?

Vamos na mesma fazer eleições? Pode haver eleições DEMOCRÁTICAS assim? Estamos a falar de que tipo de democracia? Como podem haver eleições democráticas e credíveis se alguns são proibidos, por via de força, de participar?

Ao arrepio de todas as regras e, perante os gritos de socorro do Movimento Nacional da Sociedade Civil, da Liga Guineense dos Direitos Humanos e de todos os democratas os golpistas tentam forçar a ANP, pela segunda vez em menos de seis meses, a aprovar uma lei de amnistia para os ilibar. Se não reconhecem que têm culpa porquê a amnistia?
Quer dizer, Amistiar os culpados e punir as vítimas. Hummm. Só na lógica de golpistas.

Voltarei.

Unsai Wek"