sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Morte de Nelson Mandela: Presidente de Cabo Verde envia mensagem de condolências


O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo sul-africano, Jacob Gedleyihlekisa ZUMA.

Na sua mensagem, o Chefe de Estado de Cabo Verde expressa a sua profunda tristeza pelo passamento do ex-Presidente Nelson Rolihlahla MANDELA. “Senhor Presidente e caro irmão, foi com grande tristeza que tomámos conhecimento do passamento de Nelson MANDELA. Assim, sou a manifestar a Vossa Excelência, em nome do povo de Cabo Verde e em meu nome pessoal, o nosso mais profundo pesar”, escreve. Sublinha que “Cabo Verde chora com o povo da África do Sul a perda do grande MADIBA”.

Continua na sua mensagem de pesar dizendo que “A África, em geral, e a República Sul-Africana, em particular, assistem, com indizível dor, à partida de um líder incomum e de um dos mais lúcidos estadistas que o nosso Continente alguma vez conheceu. Para o Chefe de estado de Cabo Verde, Nelson MANDELA “não é apenas um mito, é um exemplo vivo, cada vez mais vivo, de político e estadista que deixa fortíssimas ressonâncias de cariz ético para os outros, para nós todos. MADIBA, abnegado e convicto revolucionário, combatente intrépido pelos mais nobres ideais a que deve aspirar a humanidade, mostrou-se sempre, mesmo nas situações mais difíceis e cruéis, um amante da liberdade e portador de um sentido fundo de humanismo. Fica, enfim, para África e para o mundo uma referência política e moral inexcedível”.

Terminou a sua mensagem reiterando, nesta hora, a sua funda consternação dizendo que, “mais do que nos solidarizarmos com o povo amigo da África do Sul, a Nação cabo-verdiana assume como sua a grande perda, chorando por aquele que soube dar o melhor de si para a liberdade do seu povo e da África”.