sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Forbes: Angola e Guiné Bissau entre os 5 piores países para se fazer negócios



A Guiné-Bissau ocupa o último lugar de uma lista de 145 países elaborada pela revista Forbes sobre os melhores e os piores países para se fazer negócios, estando Angola também entre os cinco lugares menos apetecíveis. O 'ranking', apresentado pelo oitavo ano consecutivo pela prestigiada revista norte-americana, foi preparado com base em 11 indicadores públicos avançados por organismos como o Freedom House, a Fundação Heritage, a Transparência Internacional ou o Banco Mundial, e coloca seis países europeus nos dez primeiros, com destaque para a Irlanda, que nunca tinha chegado ao topo da lista, e sete países africanos entre os dez piores.

O pior país do ponto de vista dos investidores é a Guiné-Bissau, seguida do Chad e de Myanmar, com Angola a ocupar o 141º dos 145 países analisados.

Os indicadores utilizados são os direitos de propriedade, a inovação, os impostos, a tecnologia, a corrupção, a liberdade pessoal, de comércio e monetária, a burocracia, a proteção dos investidores e a performance da bolsa. Portugal está no 20º lugar de uma lista de 145 países sobre os melhores locais para se fazer negócios, que coloca a Irlanda, a Nova Zelândia e Hong Kong nos primeiros três lugares.

PIORES PAÍSES PARA SE FAZER NEGÓCIOS

136. Líbia

137. Gâmbia

138. Etiópia

139. Haiti

140. Venezuela

141. Angola

142. Zimbabué

143. Myanmar

144. Chad

145. Guiné-Bissau